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12.1. Identifica código do controle


Identifica código Hexadecimal (HEX Code) do controle remoto

O projeto usa Arduino Uno R3, Controle Remoto Ir e Módulo Sensor Receptor IR ou Sensor Receptor IR e resistor de 10 kΩ para imprimir o código Hexadecimal (HEX Code) programado para cada tecla do controle remoto.

1) Esquema com Controle Remoto Ir + Módulo Sensor Receptor IR e Display LCD 16x2 (+ resistores de 200Ω)

// Projeto: Identifica código Hexadecimal das teclas do controle remoto  
// Autor: André Silveira
// Data: 22/09/2019

#include   	                                         // Biblioteca LiquidCrystal
#include "IRremote.h"                         // Biblioteca IRemote

int PINO_REC = 10;                            // Declara pino conectado ao Receptor IR

IRrecv irrecv(PINO_REC);                   // Criando instância de objeto IRrecv
decode_results results;                       // declarando os resultados

// Inicializa instancia de classe do LiquidCrystal
LiquidCrystal lcd(A0,A1,A2,A3,A4,A5);
 
void setup() {
      Serial.begin(9600);                      // Velocidade do Monitor serial
      Serial.println("Aperte uma tecla para descobrir o codigo Hexadecimal");
      irrecv.enableIRIn();                     // Inicializa a recepção de códigos
  
      lcd.begin(2,16);
      lcd.print("Aperte uma tecla");
}
 
void loop() {

// --- Se alguma tecla for apertada imprime seu código Hexadecimal --- //
       
      if (irrecv.decode(&results)) {                 // Tecla apertada
          Serial.println(results.value, HEX);      // Imprime codigo Hexadecimal
          irrecv.resume();                               // Reinicializa o receptor
          
          lcd.clear();
          lcd.setCursor(0,0);
          lcd.print(results.value, HEX);        
          delay(10);                               
      }
  
}


2) Esquema com Controle Remoto Ir + Módulo Sensor Receptor IR

3) Esquema com Controle Remoto Ir, Sensor Receptor IR e resistor de 10 kΩ.


// Projeto: Identifica código Hexadecimal das teclas do controle remoto  
// Autor: André Silveira
// Data: 22/09/2019

#include "IRremote.h"                             		// Biblioteca IRemote
int PINO_REC = 10;                                		// Declara pino conectado ao Receptor IR

IRrecv irrecv(PINO_REC);                        		// Criando instância de objeto IRrecv
decode_results results;                        		// declarando os resultados
 
void setup() {
      Serial.begin(9600);                         		// Velocidade do Monitor serial
      Serial.println("Aperte uma tecla para descobrir o código Hexadecimal");
      irrecv.enableIRIn();                        		// Inicializa a recepção de códigos
}
 
void loop() {

// --- Se alguma tecla for apertada imprime seu código Hexadecimal --- //
    
      if (irrecv.decode(&results)) {             		// Tecla apertada
          Serial.println(results.value, HEX);    		// Imprime codigo Hexadecimal
          irrecv.resume();                            		// Reinicializa o receptor
          delay(10);                               
      }
}

 

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