É motor eletrônico desenvolvido para aplicação em projetos robóticos.
Possui grande precisão e destaca-se pela sua capacidade de propiciar rotações de 45°, 90°, 180°, 270° ou 360° com torque máximo de 11 kgf/cm em 6V. O sistema de transmissão é composto por engrenagens metálicas, o que garante maior durabilidade, segurança e força.
Acompanha um kit com diversos acessórios, onde com eles é possível utilizar o servo motor para os mais diversos fins.
Especificações
Modelo: MG996R.
Torque: 9,4kgf/cm em 4.8V e 11kgf/cm em 6.0V.
Posição: 45°, 90°, 180°, 270° ou 360°
Velocidade de operação: 60/0.17 graus/segundo - 4.8V sem carga.
Velocidade de operação: 60/0.13 graus/segundo - 6.0V sem carga.
Projeto de uma mão robótica biônica que utiliza Arduino Uno R3, Servo motores e Sensor de força resistivo para dirigir e controlar cada dedo separadamente. Ele foi desenvolvido em 2012 pelo escultor e designer francês Gael Langevin. Saiba mais em: O modelo para impressão 3D é disponibilizado em: https://www.thingiverse.com/thing:17773/files. A "Hand robot InMoov" é um subprojeto do "Robot InMoov", primeiro robô em tamanho real impresso em 3D de código aberto. Ele pode ser replicável em qualquer impressora 3D com uma área de 12 x 12 x 12 cm. Foi criado como uma plataforma de desenvolvimento para Universidades, Laboratórios e Hobistas. Saiba mais sobre "Hand robot InMoov" em: http://inmoov.fr/
// Projeto: Garra controlada por potenciômetro
// Autor: André Silveira
// Data: 07/07/2019
#include "Servo.h"
Servo MeuServo; // Criar um Objeto Servo
int PinoPoten = A0; // Pino de conexão do potenciômetro
int PinoServo = 5; // Pino de conexão do potenciômetro
int angulo = 0;
void setup(){
MeuServo.attach(PinoServo); // Inicializa Servo Motor
pinMode(PinoPoten,INPUT); // Inicializa potenciômetro
}
void loop(){
angulo = analogRead(PinoPoten); // Lê o valor do Potenciometro
angulo = map(angulo, 0, 1023, 0, 180); // Mapeia o valor de 0 a 180 graus
MeuServo.write(angulo); // Repassa o angulo ao ServoWrite
delay(15); // Delay de 15ms para o Servo alcançar a posição
}
// Projeto: Controlando Micro Servo SG90 com Joystick
// Autor: André Silveira
// Data: 07/07/2019
#include "VarSpeedServo.h"
VarSpeedServo Servo01; // Cria objeto para controlar o servo 1
VarSpeedServo Servo02; // Cria objeto para controlar o servo 2
int pino_x = A4; // Pino ligado ao X do joystick
int pino_y = A5; // Pino ligado ao Y do joystick
int val_x; // Armazena valor do eixo X
int val_y; // Armazena valor do eixo Y
void setup(){
Servo01.attach(6, 1, 180); // Define porta a ser ligada ao servo 1
Servo02.attach(7, 1, 180); // Define porta a ser ligada ao servo 2
}
void loop() {
val_x = analogRead(pino_x); // Lê valor do eixo x do joystick
val_x = map(val_x, 0, 1023, 1, 180); // Converte valor lido para um valor entre 1 e 180 graus
Servo01.slowmove(val_x, 60); // Move servo base para a posicao
val_y = analogRead(pino_y); // Lê valor do eixo y do joystick
val_y = map(val_y, 0, 1023, 1, 180); // Converte valor lido para um valor entre 1 e 180 graus
Servo02.slowmove(val_y, 60); // Move servo base para a posicao
delay(30); // Aguarda movimentação do servo
}