Arduino, Internet das Coisas e Computação vestível

Você está em » Home : Linguagem de programação :: Função

[Voltar]

[Avançar]

Função

Uma função é, em linhas gerais, uma sequência de comandos que pode ser reutilizada várias vezes ao longo de um programa. Para criar uma função e dizer o que ela faz, nós precisamos fazer uma declaração de função.

void setup () { 
	pinMode(led, OUTPUT);       
}

Aqui estamos declarando uma função com o nome setup(). O que ela faz é executar os comandos de uma outra função pinMode(). A ação de executar os comandos de função previamente declarada é denominada chamada de função. Nós não precisamos declarar a função pinMode() porque ela já é declarada automaticamente no caso do Arduino.

Chamada de Função

Chamar uma função significa executar os comandos que foram definidos na sua declaração. Uma vez declarada, uma função pode ser chamada várias vezes no mesmo programa para que seus comandos sejam executados novamente. Para chamarmos a nossa função setup(), por exemplo, nós usaríamos o seguinte comando:

setup () 

No entanto, no caso do Arduino, nós não precisamos chamar a função setup(), porque ela é chamada automaticamente. Quando compilamos um programa no Arduino IDE, ele chama a função setup() uma vez e depois chama a função loop() repetidamente até que o Arduino seja desligado ou reiniciado.

Valor de Retorno

A palavra chave que vem antes do nome da função na declaração define o tipo do valor de retorno da função. Toda vez que uma função é chamada, ela é executada e devolve ou retorna um determinado valor - esse é o valor de retorno, ou simplesmente retorno da função. O valor de retorno precisa ter um tipo, que pode ser qualquer um dos tipos de dados citados acima. No caso da nossa função setup(), o tipo de retorno é void, o que significa que a função não retorna nada.

Para exemplificar, vamos criar uma função que retorna alguma coisa, por exemplo um número inteiro. Para retornar um valor, nós utilizamos o comando return:

int funcao_teste () {  
    return 1;  
}

Quando chamada, a função funcao_teste () acima retorna sempre o valor 1. Você pode usar o valor de retorno de uma função para atribuí-lo a uma variável. Por exemplo:

x = funcao_teste ();

Após declarar a função funcao_teste () e chamar o comando de atribuição acima, a variável x irá conter o valor 1.

Parâmetros

Um outro recurso importante de uma função são os parâmetros. Eles servem para enviar algum dado para a função quando ela é chamada. Vamos criar por exemplo uma função que soma dois números:

int soma(int a, int b) {    
	return a + b;  
}

Definimos uma função chamada soma(), que aceita dois números inteiros como parâmetros. Nós precisamos dar um nome para esses parâmetros (escolhemos a e b). Esses parâmetros funcionam como variável que você pode usar dentro da função.

Sempre que chamarmos a função soma(), precisamos fornecer esses dois números. O comando return a + b, retorna a soma dos dois números. Vamos então somar 2 + 3 e atribuir o resultado para uma variável x:

x = soma(2, 3);

Após a chamada acima, a variável x irá conter o valor 5.

 

[Voltar]

[Avançar]