Arduino, Internet das Coisas e Computação vestível

Você está em » Home

Plataforma Arduino

Neste site encontramos informações básicas sobre a Plataforma Open-source de Prototipagem Eletrônica Arduino. Ela foi criada em 2005 pelo italiano Massimo Banzi para auxiliar no ensino de eletrônica para estudantes de design e artes.

Ela é formada por dois componentes:

  1. Placa Arduino e complementos, é o Hardware utilizado para construir os projetos (Placas Arduino, Shields, Módulos, Sensores e Componentes).
  2. IDE Arduino, é o Software em que é escrito as instruções para a placa. O Software utiliza uma interface gráfica escrita em Java e a programação é feita na linguagem C/C++. As funções da IDE do Arduino permitem o desenvolvimento de software que controla o hardware.

Acesse o site oficial em: https://www.arduino.cc

 

Massimo Banzi na WIRED

Quem inventou?

Massimo Banzi, David Mellis, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Cuartielles, em parceria com o estudante colombiano Hernando Barragán, todos do Interaction Design Institute Ivrea, na Itália. Hernando foi o responsável pelo desenvolvimento do Wiring, uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto em sua tese de mestrado, recebendo distinção em artes. Seus orientadores foram Casey Reas e Massimo Banzi. Banzi, posteriormente co-criou a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, baseando-se no trabalho de Hernado.


Placa Arduino e complementos

O hardware principal é projetado sobre uma única placa com um microcontrolador Atmel, linhas digital e analógica de Entrada e Saida (E/S), além de uma interface serial ou USB, para interligar-se a um computador hospedeiro, que é usado para programá-lo. Outras placas (Shields ou Módulos.) ou dispositivos (Sensores e Componentes.) podem ser acoplados ou interligados ao hardware principal, acrescentando novas funcionalidades ao sistema.


IDE Arduino

Existem duas versões de softwares disponíveis: 1) Arduino Editor Web para codificação on-line que salva os projetos na nuvem; 2) Arduino IDE (Integrated development environment) que roda no cliente, ou seja, é instalado no computador do usuário. Os sofwares foram escritos em Java e baseiam-se na linguagem Processing e outras de código aberto. Em suma, eles são aplicativos que fornecem recursos abrangentes para programadores de computadores desenvolverem novos softwares. Possuem um editor de código-fonte, ferramentas de automação de compilação e um depurador. Facilitam a gravação de código e o upload para a placa Arduino. Acesse os softwares em: https://www.arduino.cc/en/Main/Software.


Exemplos de projetos desenvolvidos

CNC Machine Engraving

É uma mini CNC (router) para gravação em madeira, plástico e acrílico na medida de 200 x 150 mm.

URL: https://goo.gl/soSQe1

 

E-Traces, memories of dance

Lésia Trubat, estudante de design e engenharia, criou esta tecnologia que capturar movimentos de dança e, após, transformá-los em sensações visuais. Utiliza Arduino Lilypad, Sensor de Força Resistivo e Acelerometro para registrar a pressão e o movimento dos pés do dançarino. Envia os dados por Bluetooth para um Smartphone ou outro dispositivo eletrônico que os apresenta numa representação gráfica.

URL: http://www.lesiatrubat.com/

 

 
     

FarmBot

É um projeto de agricultura de precisão de código aberto. Ele permite controlar motores que se deslocam a partir de coordenadas cartesianas fornecidas pelo computador para cultivar plantas. Sua primeira versão utilizava Arduino Mega 2560, Shield Ramps 1.4, Câmera para gravar e sensores variados.

URL: https://farm.bot

 

Fluidic Control Board: Soft Robotics Toolkit

É um conjunto de recursos de código aberto direcionados a projetos robóticos que são operados por atuadores de fluidos. Ele foi criado como parte da pesquisa realizada no Laboratório de Biodesign de Harvard. Os recursos de hardware usados são: bomba pneumática de diafragma em miniatura, válvulas solenóides, sensor de pressão, mosfets de potência, regulador de potência, interruptores e Arduino Mega.

URL: https://softroboticstoolkit.com/book/control-board

 

Gato Robô - Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca é um dos mais proeminentes museus de arte brasileira. Pela primeira vez em 12 anos, o museu estava fechando um dos seus andares para fazer uma mudança radical em sua coleção de exibição permanente. Para explicar isso para o público, foi criado um projeto em parceria com a F/Nazca, uma das maiores agências de publicidade do Brasil. Foi desenvolvido em Arduino um gato robô controlado pelas pessoas no Facebook. O gato robô ficava dentro do museu e enquanto as pessoas o controlavam pelo Facebook elas viam a montagem da nova exposição em tempo real, sob os "olhos do gato". O projeto ganhou uma série de prêmios nacionais e internacionais. 

URL: https://www.planktondigital.com/gato-negro

 

Glasses for Multimeter

É um óculos para visualização de dados construído com Arduino pro mini, Módulo Bluetooth V4.0, Bateria de Ion de Lítio, Módulo Carregador de_bateria, Módulo display Oled 12c e mini chave Liga-Desliga. O projeto envolve um sistema óptico que recebe dados de um multímetro através de um módulo Bluetooth.

URL: https://arduino-glasses

 

Global Sounds

É uma instalação de arte interativa que visa reunir pessoas no espaço público. Uma série de pirâmides foram criadas, cada uma programada para tocar diferentes partes instrumentais de uma música quando fosse detectada a presença humana. As partes da música podem ser acionadas ao mesmo tempo, enriquecendo sua reprodução. Para detectar a presença humana utiliza o Módulo Sensor Ultrassônico HC-SR04. A música foi escrita especialmente para o projeto e mistura instrumentos de diferentes culturas, fazendo alusão a riqueza multicultural no mundo.

URL: http://rebecca-gischel.de/globalsounds.html

 

Mini balancing robo

O robô auto-equilibrante que usa dois motores passos (NEMA14), Arduino Pro Mini, drivers de passo A4988, um modulo de giroscópio MPU-6050, dentre outras peças. A estrutura física do robô é composta por peças plásticas impressas em 3D.

URL: http://axelsdiy.brinkeby.se/?page_id=1447

 

Mini Plotter

Projeto de mini plotter de impressão por caneta criado por André Luis Marques da Silveira. Materiais utilizados: Arduino Uno, Motor Shield L293D, 2 Motores de passos 5V 28BYJ, 1 Servo Motor 9G SG90, 8 Polias plásticas de varal de roupa, 14 Parafusos, 1 Rolo de barbante, 1 Espeto de churrasco, 1 Peça de MDF - 0,5x60x80cm, 1 Tubo de cola 100 g, 1 Lixa de madeira, 1 Lata de Spray preto e 2 Atílios.

 


Open Sourcing Brain-Computer Interfaces

O projeto é de autoria da OpenBCI que reune uma comunidade de pesquisadores, engenheiros, artistas, cientistas e designers. O grupo compartilha a ideia de aproveitar os sinais elétricos do cérebro e do corpo humano para expandir a interação homem-computador. O projeto utiliza Shield OpenBCI (EEG) e o Ultracortex "Mark IV" EEG Headset para controlar dispositivos eletrônicos.

URL: http://openbci.com

 

Rogue Router (Roteador vampiro)

É um ponto de acesso sem fio que se instala em uma rede local sem autorização explícita do seu administrador. O sistema compartilha com outros usuários o acesso a internet através destas redes. Ele utiliza Painel Solar de 3.5W, WeMos D1 Mini Pro, Módulo Carregador de_bateria, Bateria de Ion Lítio, etc.

URL: https://github.com/sparkfun/Rogue_Router

 

 

Solar Powered Wifi Weather Station

Projeto de uma estação meteorológica que utiliza Célula de energia solar, módulo micro USB 5V, Arduino WeMos D1 Mini Pro, Antena Externa Series WiFi Wireless (3dB) e Módulo Sensor de Pressão, Umidade e Temperatura. A Estação se caracteriza por: 1) Medir temperatura, umidade, pressão barométrica e altitude; 2) Visualizar os parâmetros climáticos em computadores ou smartphones; 3) O circuito com a fonte de alimentação está dentro de um gabinete impresso em 3D; 4) O alcance do dispositivo é de 100 metros usando antena externa 3dBi.

URL: https://github.com/sparkfun/Rogue_Router

 

Surface X

É uma instalação de arte interativa, composta por 35 guarda-chuvas abertos que se fecham quando uma pessoa se aproxima. O sistema é composto por dois Arduino Mega. Um deles controla 20 Sensores de Movimento (Motion detector HC-SR501), o outro controla o comportamento dos guarda-chuvas que são operados por atuadores pneumáticos.

URL: http://picaroon.eu/surfacex.html

 

Synapse Dress (Vestido sinapse)

O projeto é de autoria da estilista holandesa Anouk Wipprecht, especialista em fashion tech. O Synapse Dress é um vestido interativo produzido com impressão 3D. Nele, há um microprocessador que analisa os impulsos elétricos do corpo ao processar informações biométricas. Ele funciona como um “mapa de humor”. Também possui um sensor de proximidade, caso o utilizador sinta que alguém está invadindo seu espaço pessoal, ele reage através do acionamento de luzes de LED, dentre outros recursos.

URL: http://www.anoukwipprecht.nl/#intro-1

 

The Sound of Taste

É uma campanha publicitária que explora os sentidos da visão, tato e audição em um cartaz interativo - através do uso de tinta condutiva e arduino - que foi desenvolvido para o lançamento de uma linha de especiarias para a empresa Schwartz.  O designer Billie Jean concebeu representações visuais e sonoras de como o gosto destes produtos poderiam parecer. Cada um foi retratado em uma parte da imagem do cartaz e recebeu uma nota musical específica.

URL: http://grey.com/london/work/key/schwartz/id/5009

 

Veja outros projetos