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1.1. Liga LED com Chave Táctil


Acionando um LED com Chave Táctil ou Push-Button

O projeto utiliza um resistor de 100 ohms (Como calcular o resistor adequado), Chave Táctil Push-Button, Arduino Uno R3 e Jumpers para ligar ou desligar um LED.

Observe que a Chave Táctil possui dois estados lógicos: HIGH (Vcc) e LOW (GND) ou NÃO PRESSIONADO e PRESSIONADO. Entretanto, o circuito lógico do Arduino sempre reconhece 3 estados lógicos, que são: HIGH, LOW e Floating. O Floating ocorre porque o microprocessador não está recebendo nem HIGH ou LOW. Neste último caso, a leitura fica flutuando e o LED fica piscando. Para resolver o problema, é necessário acrescentar um resistor ao circuito ou inicializar o pino da Chave Táctil como INPUT_PULLUP.


// Projeto: Acionando um LED com Chave Táctil ou Push-Button 
// Autor: André Silveira
// Data: 15/02/2019 

int PinoBotao = 6;   				// Pino de entrada do Botão 
int PinoLed = 10;        			// Pino de saída do LED
int Botao_status;  		 		// Variável armazena status do botão

void setup() { 
    pinMode(PinoBotao,INPUT_PULLUP);    // Pino inicializado como INPUT_PULLUP devido floating 
    pinMode(PinoLed,OUTPUT); 
    Serial.begin(9600);
}

void loop() { 
    Botao_status = digitalRead(PinoBotao); 	// Lê status do botão 
    if (Botao_status == LOW) { 			// Se botão foi acionado => LOW 
        digitalWrite(PinoLed,HIGH);  
    } else { 
            digitalWrite(PinoLed,LOW); 
            } 
}


 

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