Design: Acionamentos e mecanismos

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Ementa
Estudo de sistemas funcionais utilizando tecnologias de automatização, dispositivos e acionamentos para fundamentação da disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Design VI.

Objetivos
Levar ao aluno conhecimentos básicos de eletrônica e mecânica. Desenvolver o raciocínio lógico pertinente aos fenômenos elétricos e magnéticos aplicados aos sistemas mecânicos. Fazer uso dos conceitos assimilados para aplicação da eletricidade e Mecânica no Design de Produto.

Conteúdo programático

1. Prototipação Eletrônica
1.1. Placas Arduino e ESP
1.2. IDE Arduino
1.3. Sensores e componentes
1.4. Shields e Módulos

2. Sistema Mecânico
2.1. Estática (Geometria), cinemática (Movimento) e dinâmica (Força)
2.2. Máquinas e Mecanismos

3. Partes do Mecanismos
3.1. Elementos de máquina
3.1.1. Elementos de Fixação
3.1.2. Elementos de Apoio
3.1.3. Elementos Elásticos
3.1.4. Elementos de transmissão
3.2. Juntas e elos
3.2.1 Rotacional
3.2.2 Translação ou prismática
3.2.3 Esférica ou globular
3.2.4 Cilíndrica
3.2.5 Planar
3.2.6 Helicoidal ou parafuso
3.3. Acionadores e atuadores
3.3. Pneumático
3.3. Mecânico
3.3. Elétrico

4. Tipos de mecanismos
4.1. Alavanca
4.2. Biela-manivela
4.3. Came-seguidor
4.4. Catraca
4.5. Inversor de Peaucellier
4.6. Manivela
4.7. Manivela barra oscilante
4.8. Pantografo
4.9. Quatro barras
4.10 Roda de Genebra
4.11. Scotch-Yoke

Metodológia
A disciplina tem caráter teórico-prático na modalidade remota de ensino, recorrendo ao Zoom para as aulas expositivas e ao Moodle para repositório de materiais didáticos e entrega de atividades. Serão realizados trabalhos individuais e em grupo sobre os conteúdos apresentados em aula.

Avaliação
O processo de avaliação consistirá na realização de atividades teórico-práticas.

Para a Nota A (NA), serão realizadas atividades teórico-práticas valendo 60% da nota. Os critérios para avaliação compreendem: aplicação dos conhecimentos teóricos estudados em aula, participação e apresentação. 

Para a Nota B (NB), será realizado um trabalho final valendo 40% da nota. Os critérios para avaliação ccompreendem: aplicação dos conhecimentos teóricos estudados em aula, participação e apresentação.

G1 = NA + NB.



Para aprovação, o estudante deverá tirar em G1 nota igual ou superior a 7,0 e possuir 75% ou mais de presenças. Neste caso, o Grau final (GF) será a Nota do G1.

Bibliografia básica
HAND, Augie. Motores Elétricos: Manutenção e Solução de Problemas. 2. edição. Série Tekne. Porto Alegre: Bookman, 2015.
LAMB, Frank. Automação Industrial na Prática. 1 edição. Série Tekne. Porto Alegre: Bookman, 2015.
MONK, Simon.  Programação com Arduino: começando com sketches. 2. edição. Série Tekne. Porto Alegre: Bookman, 2017.

Bibliografia complementar

FOWLER, Richard. Fundamentos de Eletricidade - Volume 1: Corrente Continua e Magnetismo. 1. edição. Série Tekne. Porto Alegre: Bookman, 2013.
LESKO, Jim. Design Industrial - Guia de Materiais e Fabricação. 2a. edição. São Paulo: Editora Blucher, 2015.
MONK, Simon.  Programação com Arduino II: Passos Avançados com Sketches. 2. edição. Série Tekne. Porto Alegre: Bookman, 2017.
MONK, Simon. 30 Projetos com Arduino. 2. edição. Série Tekne. Porto Alegre: Bookman, 2014.
SENAI. Tecnologia Mecânica Vol. II. São Paulo: SENAI-SP, 2015.