Arduino, Internet das Coisas e Computação vestível

Você está em » Home : Sobre eletrônica

[Voltar]

[Avançar]

Volts, resistência e Ampéres


Corrente elétrica (i)

É o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica (eletrons livres, íons positivos ou negativos,etc.). É a quantidade de elétrons que passa por segundo, dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. É medida em Ampères (símbolo é A), ou seja, é a unidade usada para medir a intensidade da corrente elétrica no Sistema Internacional de Unidades (SI).

Na imagem abaixo, um material condutor (fio de cobre) possui uma infinidade de átomos composto por prótons (+), elétrons (-) e nêutrons. A função dos nêutrons é manter os prótons unidos no núcleo. Enquanto isto, os elétros flutuam no espaço entre os átomos (Eletrosfera). Ou seja, eles são empurrados e puxados pelas cargas ao redor deles (diferença de potencial elétrico entre as extremidades).

Átomo

 

Corrente elétrica (i)

 

Para que os elétrons possam fluir, a corrente elétrica necessita de um circuito, que pode ser descrito como um loop fechado de materiais condutores. 

Tipos de corrente elétrica

  1. Corrente alternada (CA ou AC - do inglês alternating current)
    É uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal.
  2. Corrente contínua (CC ou DC do inglês direct current)
    É uma corrente elétrica sempre numa mesma direção, diferente da corrente alternada cujo sentido dos elétrons varia no tempo.


Volt (símbolo é V)
Um volt é definido como a diferença em potencial elétrico entre dois pontos de um fio condutor.

Por exemplo, uma pilha eletroquímica possui dois polos chamados cátodo e ânodo. Ela é um dispositivo capaz de transformar energia química em energia elétrica por meio de reações espontâneas de oxirredução entre seus pólos.

O cátodo é o polo positivo (+) da pilha, no qual há redução de potencial elétrico (ganho de elétrons). O ânodo é o polo negativo da pilha (-) no qual há oxidação (perda de elétrons). A voltagem das pilhas depende da concentração dos íons, temperatura e pressão dos gases envolvidos na reação.


Joule (símbolo é J)
É a unidade usada para medir a energia mecânica (trabalho), também utilizada para medir energia térmica (Calor) no Sistema Internacional de Unidades (SI). O calor e a eletricidade são duas formas de energia que mantem muitas relações.


Efeito Joule

Quando uma corrente elétrica passa por um resistor, este converte energia elétrica em energia térmica. O resistor dissipa a energia em forma de calor. Assim a potência total do sistema diminuiu, o aquecimento de um resistor por passagem de uma corrente é chamado de efeito Joule.


OHM (símbolo é Ω)
É a unidade de medida da resistência da corrente elétrica, padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). Corresponde à relação entre a tensão (medida em volts) e uma corrente (medida em amperes) sobre um elemento, seja ele um condutor ou isolante.

Lei de Ohm afirma que num condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão (cuja unidade de medida é o Volt) entre dois pontos e a corrente elétrica (cuja unidade de medida é Ampères) é constante. Essa constante é denominada de resistência da corrente elétrica (cuja unidade de medida é o OHM) .


Watt
watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades (SI). É equivalente a um joule por segundo.

Watt = Volts x Ampères


Qual é mesmo a diferença Volt, Watt e Ampére

 

[Voltar]

[Avançar]