Arduino, Internet das Coisas e Computação vestível

Você está em » Home : Linguagem de programação

[Voltar]

[Avançar]

Linguagem de programação

Sistemas como o Arduino (embarcados) rodam softwares no microprocessador chamados de firmware (Linguagem de máquina). Para sua programação é necessário o uso da linguagem de programação C++ (linguagem de alto nível). O texto contendo o programa é chamado de algoritimo. Posteriormente, é necessário compilar o programa criado na linguagem de máquina. Para compilar um programa, normalmente se utiliza um ambiente de desenvolvimento (ou IDE, do inglês Integrated Development Environment). No caso do Arduino, esse ambiente de desenvolvimento é o Arduino IDE.

Estrutura de linguagem do Arduino

A estrutura de linguagem do Arduino é bastante simples.

Ela se estrutura em dois principais blocos de funções setup () e loop ().

  1. Setup ()
    Quando o programa inicia a primeira função a ser executada é o setup (), é importante ressaltar que se trata de uma função de preparação e que ela é executada somente uma vez.
  2. Loop ()
    Essa função que é executada na sequência, logo após a função Setup() e é responsável pelas ações executadas de maneira repetitivas. Durante a execução, conforme o algoritmo ela fica lendo os pinos de entrada e comandando os pinos de saída.

void setup() {
  	....
}

void loop() {
  	.....
}

Algoritmos, programas ou sketches

No Arduino um algoritmo também é conhecido como sketch. O programa abaixo "Blink" é composto de uma sequência de comandos que simplesmente acende e apaga um LED.

int led = 13;

void setup() {
  pinMode(led, OUTPUT);
}

void loop() {
  digitalWrite(led, HIGH);
  delay(1000);
  digitalWrite(led, LOW);
  delay(1000);
}
 

 

 

 

.

 

 

 

[Voltar]

[Avançar]