UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins

Leitura por Temas: O ROMANCE Avalovara é estruturado em oito temas, indicados pelas letras R, S, A, O, T, P, E, N, cuja origem é o palíndromo SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS. Cada uma das letras é acompanhada de um título. A disposição dos oito títulos obedece à ordem da inscrição das letras no quadrado, conforme a incidência da espiral que lhe é superposta, gerando uma estrutura não seqüencial.

No agrupamento por temas, desconstruímos o entrelaçamento dos temas e os dispomos em ordem seqüencial, tema por tema, formando oito unidades, cada uma com seu desenvolvimento contínuo. Isso possibilita um tipo de leitura seletiva, já previsto pelo próprio autor.

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Você está em Leitura por temas » Tema R - Ö e Abel: encontros, percursos, revelações [R11]

Vemos, então (na minha coxa a pressão dos seus dedos agitados), vemos, contra o mar nevoento e perfilados no sentido da leitura, o poste com a lâmpada apagada e a pedra romba não ocupada; de pé, o pescador enluvado; mais ou menos no centro, o do guarda-chuva velho e o de botas, nos caixotes; o de chapéu azul, sentado no chão; sobre a pedra da direita, o envolvido em plástico amarelo; o poste sem lâmpada, termo final da seqüência. A cor dos braços de não é idêntica à do rosto e nem mesmo à do seu colo. Mais claros e tocados de uma leve penugem, visível apenas sob iluminação propícia (anuncia, eriçando-se, as suas emoções), absorvem, estejam ou não expostos à alvura solar, a luz reinante. Esbate-se nos pulsos, pálido, o azul das veias. Cresce a irritação da velha à medida que substitui as iscas no anzol sempre sem peixe. Distanciada dos postes, das pedras de atracação e dos outros pescadores, o seu isolamento é enganoso. Motivo dissonante e solitário, concentra na sua figura terrosa as linhas de força advindas das pessoas e das coisas, que de outro modo ficariam soltas. Esta convergência integra-a - eixo de leque - na simetria do todo e torna-a indispensável. lmaginai uma viagem fluvial. O barqueiro, da nascente ao estuário, segue o fluxo das águas. Esse percurso começa? Termina? O barqueiro acha que assim é e assim vê: e na verdade há uma face do percurso onde o começo e o fim existem, onde existe uma leitura ou execução da viagem. Há uma face da viagem onde passado e futuro são reais, e outra, não menos real e mais esquiva, onde a viagem, o barco, o barqueiro, o rio e a extensão do rio se confundem. Os remos do barco ferem de uma vez todo o comprimento do rio; e o viajante, para sempre e desde sempre, inicia, realiza e conclui a viagem, de tal modo que a partida na cabeceira do rio não antecede a chegada no estuário. Serão atraídos para que lugar do cais, indagamos, o ciclista e a moça vinda no quadro da sua bicicleta, ambos vestidos como a tarde úmida exige? Há, na disposição das figuras entre os postes, uma distorção, uma inclinação, conquanto não ostensiva, para o lado onde pesca o indivíduo coberto com um plástico amarelo: um verso onde as tônicas, divididas igualmente entre os dois hemistíquios, pesassem mais nas últimas sílabas. Apeando, dirige-se o casal ao pescador enluvado, sempre de pé à esquerda. Não os conduz ainda, vemos bem, o misterioso impulso de obedecer às leis do ritmo que governa a cena: conhecem-se. Mas logo os move uma força exigente. Não só não permanecem em grupo, como não parece ocorrer ao ciclista ou à moça a idéia de ocupar, imitando o do plástico amarelo, à direita, a pedra de atracação, sempre disponível no extremo esquerdo do cais. Quebrariam, fazendo-o, a límpida e tensa harmonia do que, em silêncio, contemplamos. A partir de agora, muitas das questões e inquietudes que participam do meu modo de ser ligam-se aos perfis, móveis ou não, sobre o cais. Leio no que vejo? Na calma e implacável gestação de um evento ordenado? No ritmo e nas simetrias, leio? Tais realidades falam-me diretamente - não como um escrito - e alcançam em mim uma zona pouco acessível. Chegamos, eu e , através do mundo (erradios, os nossos passos?), a este ponto de intersecção e aqui não há desordem. Estamos numa esfera de milagres, onde os fragmentos se ajustam e refaz-se o uno. Nosso espanto é justo e legítima nossa ebriez. Este frágil equilíbrio: lápis com a ponta sobre uma base plana, o eixo de gravidade, mais delgado que um fio de cabelo, descendo ao longo da grafite e incidindo sobre a exígua base. Vai inclinar-se e tombar, sabemos, e nunca mais, sabemos, nunca mais. Coordena-se um texto, geométrico, dentre inumeráveis letras desconexas. As veias, meio ocultas nos pulsos, são de todo invisíveis no dorso lívido das mãos e nos dedos de , fusiformes, de unhas ovais. Nas articulações entre as falanges, a pele não escurece e cede em delicadas covas, quase sem enrugar-se. O casal, afastando-se alguns passos do amigo comum e permanecendo na asa esquerda do T, toma posição de frente para nós, sobre a parede do cais - que é espesso, uns três metros de largura - oposta ao mar, compensando assim a leve sobrecarga do hemistíquio final. põe mais uma vez os brincos, ri, exultante e agita a cabeleira, que dá a impressão de um ser com vida autônoma. O perfume fugidio e talvez misterioso que então perpassa vem dos seus cabelos ou da sua exultação? O cais, até aqui cenário de um jogo abstrato de forças e onde o único indício de um embate é a impaciência da velha sentada sobre as pernas, enquanto os demais pescadores, igualmente infelizes, sustêm com resignação as canas, agita vagamente o cais um imprevisto. Mal atira o anzol nas águas meio sujas e pouco ondeantes que ocultam em parte os lodosos degraus nesse ângulo formado pela construção, o ciclista fisga um peixe. Grita de alegria, arrancando do anzol a presa que se debate, escura e sem brilho, quase da cor dos degraus, à luz morta da tarde. Os outros pescadores, mesmo os que não se voltam, demonstram perceber o grito. Todos, menos a velha: imóveis o chapéu e os braços. Novos gritos do ciclista, sucessivos, anunciam sua pescaria feliz. Adorno algum na mão direita de . Move-a, entretanto, bem mais que a outra, onde só o polegar não é guarnecido com anéis valiosos, dois e três, de prata e ouro. A impaciência da velha, sentada a poucos metros do pescador afortunado e entre os quais, por contraste, forma-se um eixo de tensão, vai ficando menos ostensiva e talvez mais concentrada, uma raiva. Instaura-se, no raro equilíbrio de que fazemos parte, uma dissonância. Outras forças estranhas e como arbitrárias (é apenas a perícia que vai enchendo de peixes, seis ou sete, fisgados um após outro, o cesto a seu lado, ao passo que os outros anzóis, ali bem antes dele, nada apanham?), insinuam-se. Decreto do Marechal Castelo Branco unifica sob a denominação de INPS os institutos de aposentadoria e pensões. O barco a motor, na proa a figura impassível, cruza em sentido contrário as águas cor de estanho.

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