UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins

 

 

Pesquisadores

Profa. Dr. Leny da Silva Gomes [Letras]
Prof. Dr. André Luis M. da Silveira [Design]

Bolsista FAPERGS

Livia Lampert [Design]

Colaboração

Rui Brum [Design]

Apresentação

Esta construção é decorrente de uma pesquisa maior e demonstra a utilização de ferramentas da informática como recurso de mediação/intervenção na obra literária. A aproximação tecnologia/design/literatura envolve a concepção de sistemas hipertextuais mediadores de leitura.

Nesta apresentação estão disponibilizadas para visualização e operações interativas uma das maiores obras universais de arquitetura narrativa, o romance Avalovara de Osman Lins. Ele é construído a partir de um palíndromo (sator arepo tenet opera rotas), dentro de uma espiral a partir dos quais vão sendo desenvolvidos todos os capítulos do livro.

A lógica da criação deste sistema está relacionada às possibilidades de incursão na obra por campo semântico, via seleção lexical, e por unidades temáticas. Ambas as formas, definidas como rotas, estão agrupadas em determinadas estratégias compositivas. Cada rota orienta o olhar do leitor sobre um aspecto da composição do romance, situando-o na página em que cada fragmento desta rota está inserido.

O texto presente neste trabalho corresponde à edição: LINS, Osman. Avalovara. São Paulo: Edições Melhoramentos - Série Escalada 415 pages, 1973.

© Copyright 2012 - UMA REDE NO AR :: Os Fios Invisíveis da Opressão em Avalovara, de Osman Lins. All rights reserved.

Centro Universitário Ritter dos Reis - Rua Orfanatrófio, 555 - Cep: 90840-440 - Porto Alegre/RS - Brasil | Telefone: +55 (51) 3230.3333