UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins

Leitura por estratégia: são recursos estruturais do romance que transcendem a narração seqüencial de ações. Essas estratégias, ao romper com a linearidade da narrativa, estabelecem uma determinada lógica de composição que provoca a busca de sentidos pouco visíveis na ordem do narrado.

Voltar

Você está em Leitura por estratégias » Ensaios encaixados

Ensaios encaixados

Em Avalovara, as reflexões sobre a criação literária em geral e, especificamente, sobre a criação do romance são representadas de várias formas. Entretanto, todas elas têm um mesmo objeto: a linguagem literária, o romance. Nesse sentido, o personagem Abel, como escritor está escrevendo um ensaio que se chama A viagem e o rio. Em seu conjunto, esse ensaio, distribuídos em  fragmentos disperso ao londo do Tema R,  trata da complexidade de se representar o tempo e o espaço.

Nos Temas O e T,  as personagens e Cecília, compostas de letras, sons e palavras, a primeira, e de figuras humanas, a segunda, representam no conjunto dos fragmentos que as constituem, ensaios encaixados que tratam da formação do romance.

A construção do relógio e a cisterna são formas alegóricas de refletir sobre o romance, podendo no conjuntos dos fragmentos ser vistas como ensaio sobre a formação do romance.

© Copyright 2012 - UMA REDE NO AR :: Os Fios Invisíveis da Opressão em Avalovara, de Osman Lins. All rights reserved.

Centro Universitário Ritter dos Reis - Rua Orfanatrófio, 555 - Cep: 90840-440 - Porto Alegre/RS - Brasil | Telefone: +55 (51) 3230.3333