UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins

Leitura por estratégia: são recursos estruturais do romance que transcendem a narração seqüencial de ações. Essas estratégias, ao romper com a linearidade da narrativa, estabelecem uma determinada lógica de composição que provoca a busca de sentidos pouco visíveis na ordem do narrado.

Voltar

Você está em Leitura por estratégias » Histórias encaixadas

Histórias encaixadas

Dentre as estratégias de composição do romance Avalovara chamam a atenção algumas histórias encaixadas. Segundo Todorov, em As estruturas narrativas,  (1969, p. 123-127), os encaixes se dão sempre que há introdução de uma nova personagem com sua nova história dentro de uma narrativa maior, ou narrativa encaixante. As narrativas encaixadas, imersas na narrativa encaixante, são representações do ato de narrar e do processo de ligações, de elos ilimitados, que se constitiuem numa longa tradição de histórias narradas.

O propósito de desnudar o tema da opressão em Avalovara nos conduziu de imediato a uma das histórias encaixadas - O Enterro de Natividade. Com o desenvolvimento da pesquisa outras foram se agregando: A Praia de Ubatuba e o Cais em T, Július Heckthorn, O Escravo Loreius e Hermelinda e Hermenilda.

© Copyright 2012 - UMA REDE NO AR :: Os Fios Invisíveis da Opressão em Avalovara, de Osman Lins. All rights reserved.

Centro Universitário Ritter dos Reis - Rua Orfanatrófio, 555 - Cep: 90840-440 - Porto Alegre/RS - Brasil | Telefone: +55 (51) 3230.3333