Design: Projeto de produto II

[Voltar]

[Avançar]

Projeto: Terminal de autoatendimento

Projeto de um Terminal de autoatendimento - através da identificação por teclado, biometria ou leitor de cartão - que permite ao usuário realizar a higienização das mãos mediante acesso a um dispensador de álcool em gel e a medição de sua temperatura. O Terminal, eventualmente, poderá solicitar que o usuário responda algumas perguntas sobre seu estado de saúde. Também poderá fornecer informações simples e claras sobre os cuidados a serem tomados para a prevenção da expansão do coronavírus. Os dados coletados pelo Terminal (temperatura, localização, etc.) serão armazenados em um servidor WEB com o histórico do usuário. A partir deles, será gerado uma aplicação Web para subsidiar a gestão da COVID-19. O aplicativo deve apresnetar na forma de tabelas e infográficos, dados sobre os frequentadores da instituição (Data, local, fluxo, temperatura, etc.). Em teoria, pode-se obter índices de risco através de métricas, tais como: número de transeuntes, temperatura, dentre outros. O Terminal deverá estar localizado na entrada dos prédios da PUC, tais como a biblioteca.

O projeto também pode ser nomeado como "Totem dispenser de álcool gel com termômetro automatizado, terminal de informações e de coleta de dados do público em geral".


Terminal de autoatendimento deve possuir:

Sistema Descrição
Identificação Sistema que identifica o usuário. O nome de usuário pode ser, por exemplo, o endereço web do perfil ou Página do Facebook.com/seunome.
Consulte: Biometria: Módulo leitor biométrico, Teclado Matricial de Membrana, Display Serial Touch ou reconhecimento facial.
Geolocalização Sistema que fornece a localização geográfica (Latitude, longitude e altitude) de algum equipamento, seja um objeto ou um usuário.
Consulte: Módulo GPS GY-NEO6MV2 com Antena ou W3C Geolocation API (localização inferida a partir de sinais de rede como: endereço IP, RFID, MAC de WiFi e Bluetooth)
Distribuição Sistema que armazena e libera, de modo automático, com ou sem a necessidade de toque, de determinada quantidade de produtos. Tais como: papel toalha, sabonetes e álcool gel.
Consulte: Estação sanitária automatizada
Visualização Sistema que permite a apresentação de informações em formato imagético ou gráfico. Ela permite que tomadores de decisão vejam os resultados de sua análises de forma visual, para que possam compreender conceitos difíceis ou identificar novos padrões.
Consulte: http://www.um.pro.br/estacao/alcool_gel
e http://www.um.pro.br/estacao/temperatura
Telecomunicação Compreende a rede de computadores que permite a troca de dados e mensagens utilizando um protocolo de comunicação, unindo usuários particulares, entidades de pesquisa, etc.
Consulte: Internet das Coisas e Ethernet Shield
Informação Sistema informatizado que auxilia na tomada de decisão, podendo possuir recursos de dados, tais como: bancos de dados, sistemas de apoio à decisão, entre outros.
Consulte: 
http://www.um.pro.br/estacao/alcool_gel
http://www.um.pro.br/estacao/temperatura


Compenetes eletrônicos utilizados no protótipo:
http://www.um.pro.br/projetoproduto2/index.php?c=componentes



Marcopolo Safe Check-in, totem de autoatendimento

A empresa Marcopolo de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, lançou em julho de 2020 seu totem de autoatendimento para passageiros de ônibus com verificador de uso de máscara e medição de temperatura corporal.

A empresa possui uma divisão para o desenvolvimento de soluções em biosegurança: http://marcopolobiosafe.com

 

 

 

 

 

 

[Voltar]

[Avançar]