Design: Projeto de produto II

Você está em » Home :::

Programa

Ementa
Desenvolvimento prático de um projeto a partir de aspectos relacionados a sustentabilidade, princípios da biônica e biomimética. Implantação de abordagens projetuais que minimizam o impacto sócio-econômico-ambiental das soluções, pós-uso, descarte, economia colaborativa, serviços e remanufatura.

Objetivos
Capacitar o estudante a compreender corretamente o processo projetual através da aplicação da metodologia do design em espiral, objetivando a transformação das técnicas da natureza em soluções sustentáveis e inovadoras de design. Capacitar o estudante para a solucionar problemas de projeto não estruturados e complexos a partir dos conhecimentos adquiridos da área biônica e biomimética.

Conteúdo programático

1. Biônica e biomimética
1.1. Breve histórico e conceituação
1.2. Princípios da Vida
1.3. Análise de um sistema natural

2. Biônica aplicada
2.1. Indústria robótica
2.2. Medicina de Próteses
2.3. Engenharia Aeroespacial

3. Biomimética aplicada
3.1. Indústria têxtil
3.2. Indústria de calçados
3.3. Indústria do transporte
3.4. Construção civil e arquitetura

4. Analogias da biomimética
4.1. Morfológica
4.2. Funcional
4.3. Simbólica (semântica)

5. Sustentabilidade
5.1. Cidade Sustentável
5.2. Smart Cities
5.3. Sustentabilidade e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

6. Metodologia de design em espiral
6.1. Etapa 1: Escopo
6.2. Etapa 2: Descoberta
6.3. Etapa 3: Criação
6.4. Etapa 4: Avaliação

Procedimentos Metodológicos
As aulas serão apresentadas segundo o modelo teórico-prático. O conteúdo composto por tópicos terá cada um deles abordado conceitualmente antes das práticas. Os trabalhos práticos serão desenvolvidos durante o período das aulas sob a orientação dos professores. Considerando o processo dinâmico e a extensão das atividades previstas poderá ser solicitada atividade extraclasse nos períodos entre as aulas.

Procedimentos e Critérios de Avaliação
A avaliação será periódica e sinalizada, ao longo do semestre, de acordo com os seguintes critérios: desempenho nas atividades práticas realizadas, participação em aula, qualidade plástica dos trabalhos realizados e aplicação dos conhecimentos teóricos estudados. 
O procedimento de avaliação da disciplina divide-se em cinco etapas, gerando 5 notas. Será realizada uma pontuação parcial, em relação à entrega de cada etapa, para que o aluno perceba seu desempenho, como segue:

Projeto: Exercicio de preparação - Análise biomimética (Peso 2)
Desenvolver um trabalho prático de criação de formas, com soluções estética, estrutural e funcional, inspiradas em um modelo natural. Apresentação de 15min.

Projeto: Etapa 1: Escopo (Peso 2)
Elaborar um resumo do projeto para o sistema produto-serviço a ser criado, contemplando as particularidades sobre o problema a ser solucionado, contemplando as funções desempenhadas, contextos de uso e requisitos para seu desenvolvimento. A atividade visa a familiarização do estudante ao Método para análise Biomimética. Apresentação de 15min.

Projeto: Etapa 2: Descoberta (Peso 2)
Breve reapresentação da etapa anterior. Descrever os modelos da natureza estudados, contemplando uma análise destes quanto as funções a serem desempenhadas e os requisitos de projeto para o sistema produto-serviço a ser criado. Apresentação de 15min.

Projeto: Etapa 3: Criação (Peso 3)
Breve reapresentação da etapa anterior. Apresentação gráfica das alternativas de solução geradas, ou seja, a tradução das soluções e estratégias descobertas na Etapa 2 que podem ser adotadas como soluções de design. Apresentação de 15min

Projeto: Etapa 4: Avaliação e produto final (Peso 1)
Breve reapresentação das etapas anteriores. Avaliação das alternativas de solução geradas perante o resumo original do projeto. Avaliação das alternativas de solução perante as regras de sustentabilidade (Princípios da Vida). Seleção da melhor alternativa. Renders e texto descrevendo a solução escolhida, desenhos técnicos (formato digital) e modelo físico. Apresentação de 15min.

O resultado final da avaliação compreende a soma das notas atribuídas a cada etapa de projeto. A nota final, obtida no final do semestre, em valor numérico, deverá ser igual ou superior a 7,0. As apresentações entregues em cada etapa de projeto serão avaliadas por critérios que correlacionam aspectos considerados relevantes em atividade de projeto. Um resultado equilibrado entre estes fatores será definido por média ponderada, com os pesos apresentados na tabela, a seguir.

CRITÉRIO DESCRIÇÃO PESO
Apresentação Representações 2D e/ou 3D (Modelos) completa com dimensionamento na escala adequada da solução proposta. 4
Conceito Definição formal e funcional que obedeça aos requisitos previstos, como inovações funcionais, formais ou ergonômicas. 2
Método Registro do desenvolvimento do trabalho a cada etapa prevista. 2
Viabilidade Avalia o alcance dos objetivos através de representação e especificações para materializar a proposta. 1
Participação Quantifica a frequência efetiva do aluno com material previsto nos painéis durante a evolução do trabalho. 1


Abaixo, planilha ilustrando as cinco etapas de avaliação e seus respectivos pesos.

ALUNO / PESO
Exercicio de preparação Análise biomimética 
Projeto final
G1
Etapa 1: Escopo
Etapa 2: Descoberta
 Etapa 3: Criação
Etapa 4: Avaliação
NOTA PROJETO
2
2
2
3
1
10,0
1
Nome do aluno
2,0
2,0
2,0
3,0
1,0
8,0
10,0


Participação

A participação é considerada requisito básico para a avaliação do aluno. O registro de presença só será efetivado pela verificação da participação do aluno na orientação, desde que verificada sua evolução no desenvolvimento do trabalho, em relação ao encontro anterior. O aluno será orientado de forma expositiva, através da análise de painéis apresentados ao professor e demais colegas. Para estar apto à aprovação na disciplina, o aluno deverá ter frequência igual ou superior a 75%.

Bibliografia básica
MANZINI, Ezio; VEZZOLI Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais.; São Paulo: Edusp, 2002
PAPANEK, Victor. Arquitectura e design: ecologia e ética. 1995.
VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de sistemas de satisfação. Salvador: Edufba, 2010.

Bibliografia complementar

BENYUS, Janine. M. Biomimética: Inovação inspirada pela natureza. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.
BHAMRA, Tracy; LOFTHOUSE, Vicky. Design for sustainability: a practical approach. Gower Publishing, Ltd., 2007.
CHEHEBE, J. R. Análise do ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
HSUAN-AN, Tai. Desenho e organização bi e tridimensional da forma. Goiânia: Ed. Da PUC-Goiás, 2010.
MILANI, LUIGI; SANTULLI, Carlo. Biomimetica: la lezione della natura. Italy: Ciesse Edizioni, 2017.
PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para o design de produtos. São Paulo: Ed. Blucher, 2015.
WIMMER, Wolfgang; ZÜST, Rainer; LEE, Kun-Mo. Ecodesign implementation: a systematic guidance on integrating environmental considerations into product development. Springer Science & Business Media, 2004.
YEANG, Ken. Ecodesign: A manual for ecological design. 2006.