Design: Projeto de produto II

Você está em » Home :: Etapa 1: Escopo ::: Requisitos de projeto

[Voltar]

[Avançar]

Requisitos de projeto

Os requisitos compreendem as condições ou capacidades que devem ser supridas pelo sistema produto-serviço para satisfazer as expectativas de projeto. Não existe uma lista de requisitos que possa ser aplicada de forma genérica a todos os projetos, cada projeto possui sua especificidade.


Projeto Abrigos Temporários

Lista de requisitos

Abaixo, exemplo de uma parte de uma lista de requisitos elaborada para o projeto de "Abrigos Temporários", em conformidade a Administração para abrigos temporários da defesa civil brasileira.

1 -Tipo de instalação

  • Fixa
    Deve poder ser montado dentre de edificações públicas ou privadas, como ginásios, escolas, clubes, quartéis, etc.
  • Móvel
    Deve poder ser montado de forma semelhante a barracas de Campanha em áreas pré-determinadas, como campos de futebol, quadras poliesportivas e lugares descampados.

2 - Período do abrigo

  • Fase de prevenção
    O abrigo deve poder ser estabelecido antes do desastre. Com vistas a atender os planos de Contingência e de Operações para a implementação dos atendimentos.
  • Fase do desastre
    O abrigo deve poder ser estabelecido após desastre. Os recursos necessários à sua organização devem ser estimados para o período de 7 dias, podendo ser reorganizado, na mesma proporção, caso seja necessário.

3 - Instalação do abrigo

  • Fatores climáticos, segurança e privacidade
    Deve dispor de um espaço coberto suficiente para proteção quanto as adversidades climáticas, com condições adequadas de temperatura, segurança e privacidade.
  • Espaço do abrigo
    A área coberta total estabelecida para cada pessoa deve ser de 4m², em média, atentando para os indicadores mínimos de alojamento de 2m² por pessoa; cozinha com 15m² para cada fogão industrial de 6 bocas, que atendem até 250 pessoas; banheiros com 1 lavatório para cada 10 pessoas, 1 latrina para cada 20 pessoas e 1 chuveiro para cada 25 pessoas; setor de triagem de 20m²; área de serviço com 1 tanque de lavar roupas para cada 40 pessoas; refeitório com 1,50m² por pessoa; espaço recreativo de 1,50m² por criança.

4 - Recepção, triagem e rotina do abrigo

  • Bens pessoais
    Deve possuir uma recepção para os bens que ocupam espaço ou que de alguma forma prejudicam a organização do abrigo. O recolhimento deve identificar os bens e armazenar em local seguro sob responsabilidade de uma pessoa designada pela administração do abrigo.
  • Animais de estimação
    Os animais devem ser colocados em local não muito afastado, de modo que as famílias possam continuar assistindo-os e disponibilizando os cuidados necessários (alimentação e banho).

5 - Disposição das Famílias

  • Grupo familiar
    A coesão familiar não deve ser rompida, uma vez que a perda de referências (do lar, de pertences importantes e até de parentes) já é grande o suficiente para deixar a pessoa com um profundo sentimento de desamparo.
  • Vizinhança
    A relação de vizinhança estabelecida anteriormente ao desastre deve ser priorizada.
  • Idosos e deficientes
    Devem ficar em locais de fácil acesso aos banheiros, ao setor de alimentos, entre outros.


Projeto Cama para Abrigos Temporários

Lista de requisitos

Abaixo, exemplo de uma parte de uma lista de requisitos elaborada para o projeto de "Cama para atender necessidades humanas em abrigos temporários".

  1. Cama distante do chão para evitar contaminação por leptospirose e outras doenças.
  2. Dispor de espaço para guardar pertences pessoais
  3. Fácil Higienização
  4. Incluir mosquiteiro para evitar doenças como malária e dengue
  5. Deve caber numa sacola/mochila para ser facilmente transportada por qualquer pessoa
  6. Possuir estrutura metálica resistente, leve e durável
  7. Possuir poucos componentes
  8. De fácil montagem e desmontagem
  9. Deve ser confortável
  10. Deve utilizar tecido como substituto do colchão, de facil troca.

 

[Voltar]

[Avançar]