Design: Projeto de produto II

[Voltar]

[Avançar]

Modelos naturais: análise de um dado sistema

O objetivo da biomimética é o estudo das estruturas (morfologias) biológicas e das suas funções para, dessa forma, aprender com a natureza através das suas estratégias e soluções e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência como: engenharia, biologia, design, administração, medicina, futurismo, tecnologia, e muitas outras.

Primeiramente, o estudo e a análise do sistema natural gera conhecimento sobre as características deste, podendo-se obter princípios naturais promissores. Mas, ao se analisar o sistema, muitas vezes ainda não se sabe quais e que tipos de problemas de projeto podem ser resolvidos com o auxílio deste conhecimento, exceto pela intuição, cuja manifestação não pode ser planejada ou prevista.

O Biomimicry 3.8 - entidade privada que presta consultoria em inteligência biológica, treinamento profissional e de bioinspiração - coordenado por Janine M. Benyus, criou uma das primeiras bases de dados on-line sobre fenômenos biológicos, a fim de dar suporte a projetos biomiméticos: o AskNature (www.asknature.org)

Por outro lado, quando se tem uma tarefa de projeto específica, está-se à procura de ideias para solucionar o problema especificado da mesma. A dificuldade está em identificar os sistemas naturais que possam fornecer ideias / soluções promissoras e, sobretudo, escolher aqueles que sejam as mais importantes e úteis.


Identificando as funções que uma embalagem precisa cumprir

Funções Descritivo
Primárias Armazenagem Compreende a preservação do produto acabado no estoque aguardando comercialização e o tempo de permanência no ponto de venda. Em outras palavras, facilitação da movimentação e redução dos espaços ocupados no armazenamento.
Proteção Compreende a preservação da integridade física e química do produto, envolvendo proteção contra choques, vibração, compressão, danos esses que são designados de físico-mecânicos. Além disto, a proteção do produto quanto os fatores ambientais, tais como: humidade, oxigênio, luz, microrganismos, dentre outros.
Transporte Compreende a preservação d a integridade do produto desde o fabricante até o canal de venda, estando sujeito à exposição ao tempo e o atrito no transporte.
Exposição Compreende a exposição do produto no Ponto-de-venda, a comunicação dos atributos de seu conteúdo e a utilização da embalagem como instrumento de venda.
Conceitual Construir a marca do produto
Formar conceito sobre o fabricante
Agregar valor significativo ao produto
Mercadológica Chamar a atenção
Transmitir informações
Despertar desejo de compra
Vencer a barreira do preço
Comunicação e marketing Compreende a concepção de oportunidade de comunicação do produto. A embalagem torna-se suporte de ações promocionais.
Auxiliares Econômica Componente do valor e do custo de produção (matéria-prima)
Tecnológica Envolve a criação de sistemas de acondicionamento.
A adoção de novos materiais.
A adoção de técnicas de conservação de produtos.
Sóciocultural Expressão da cultura e do estágio de desenvolvimento de empresas e países.
Sustentabilidade Importante componente do lixo urbano.
Reciclagem / tendência mundial.



Análise das funções de sistemas naturais


Abaixo, um exemplo de um estudo de funções em sistemas naturais.

FUNÇÃO: SUSTENTAR
Sistema Natural Descrição Características Aplicação
COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral é composta por elementos articulados rígidos (vértebras), unidos pelos ligamentos e articulados pelos movimentos da musculatura. Os elementos rígidos são mantidos sob compressão, e os ligamentos e a musculatura fazem o papel de tensores. A coluna dos animais vertebrados apresenta uma combinação de elementos em tração (os músculos e os ligamentos), com elementos em compressão (as vértebras). Construção de estruturas tensionadas e articuladas, tais como: pilares flexíveis e braços robotizados capazes de atingir qualquer posição.

FUNÇÃO: SUSTENTAR / ARMAZENAR
Sistema Natural Descrição Características Aplicação
ABELHA
(Favo de mel)
Objeto de cera onde as abelhas depositam o mel que produzem. Seu formato é hexagonal, combinando melhor aproveitamento do material construtivo e resistência mecânica. A forma hexagonal do favo de mel da colméia das abelhas contém a maior quantidade de mel, utilizando a menor quantidade de cera e energia para ser construída. A forma da colméia é aplicável em estruturas do tipo sanduíche, compostas por células hexagonais, que combinam leveza e resistência mecânica.

FUNÇÃO: SUSTENTAR / CAPTURAR
Sistema Natural Descrição Características Aplicação
ARANHA
(Teia)
Conjunto de fios de seda produzido por aranhas. A teia é constituída por fios simples, unidos em vários pontos por adesão. A aranha constrói sua teia, combinando estruturas em tração (rede da teia) com estruturas em compressão (plantas usadas para ancorar a teia). Construção de estruturas tensionadas. Esse tipo de construção apresenta resistência, leveza e flexibilidade.

FUNÇÃO: SUSTENTAR / ALIMENTAR / NUTRIR
Sistema Natural Descrição Características Aplicação
ESPONJA
A esponja é um animal aquático que vive preso ao fundo do mar e que pertence ao filo Parifera, que significa portadores de poros. Sua superfície é coberta por pequeninos poros. Poros, canais e cavidades que permitem a passagem de água. Construção de estruturas leves, capazes de resistir a cargas perpendiculares à sua superfície.

FUNÇÃO: PRENDER / FIXAR
Sistema Natural Descrição Características Aplicação
CARRAPICHO
(Arctium lappa)

É uma semente bastante conhecida por grudar na roupa de humanos ou nos pêlos de animais, que as carregam e as distribuem amplamente pelas áreas em que circulam. Esse mecanismo permite à planta conquistar novos espaços. Ganchos que se fixam nos pêlos dos mamíferos ou na roupa de humanos, que carregam a semente para um outro local, contribuindo para dispersá-la. Dispositivos de fixação de peças que devam ser unidas e separadas várias vezes com facilidade. Por exemplo: velcro para fechamento de roupas, calçados e união de objetos


 

[Voltar]

[Avançar]