Design: Projeto de produto II

Você está em » Home :: Método para análise

[Voltar]

[Avançar]

Método para análise Biomimética

Em seu livro Sementes do Cerrado e do Design Contemporâneo, o autor Tai Hsuan-An propõe uma metodologia para análise biomimética. Em suas últimas etapas, o método propõe que o designer crie formas novas e experimentais (esboços, desenhos, modelos e protótipos) a partir do modelo biológico estudado. Ela se divide em seis etapas, a saber:


  Operação   Métodos   Técnicas Específicas
  Escolher um modelo biológico que se destaca com características formais, estruturais e funcionais.   Observação e análise prévias do modelo num processo de leitura e reconhecimento; Aplicação dos critérios que são características significativas e peculiares, fenômenos notáveis. Observação minuciosa dos detalhes, inclusive dos milimétricos.   Observação do modelo biológico no habitat; Coleta do modelo; uso de lentes de aumento, microscópio ou outros tipos de visualização de detalhes minúsculos; reconhecimento pelo toque manual para detecção da resistência, consistência e da estrutura do material; consulta do inventário de características.


  Operação   Métodos   Técnicas Específicas
  Fazer atentamente a leitura e o reconhecimento do modelo Biológico com o objetivo de melhor entendê-lo, registrando através de textos e/ou desenhos, suas características visuais, formais, estruturais e funcionais mais significativas.   Observação, análise, registro gráfico, anotação escrita num procedimento de reconhecimento tátil e visual; Consulta do catálogo da tipologia (inventário) das características das formas; pesquisa bibliográfica e de campo sobre o modelo; desmembramento ou dissecação do modelo biológico para visualizar detalhes.   Registro fotográfico (normal, macro ou microscópico); desenho detalhado com luz e sombra; croquis com captura rápida de imagens; desenho esquemático; anotação sucinta junto aos desenhos; uso do inventário das características.


  Operação   Métodos   Técnicas Específicas
  Fazer o reconhecimento dos detalhes e dos elementos de maior destaque e desenhá-los de maneira enfática, criando condições para a etapa de interpretação de síntese e abstração.   Seleção prévia dos desenhos de detalhes e das características de grande potencial; Elaboração de novos desenhos com realce gráfico e interpretativo a partir dos selecionados.   As mesmas da etapa anterior.


  Operação   Métodos   Técnicas Específicas
  Fazer a síntese e abstração formal e geométrica do modelo biológico e dos seus detalhes, interpretando graficamente as formas mais notáveis analisadas anteriormente, e preservando ou enfatizando as suas características externas e internas.   Síntese e abstração formal e geométrica com dimensões proporcionais às do modelo; com variação dimensional diferente do modelo; com transformação segundo o critério da similaridade e através de vistas, cortes e perspectivas.   Desenho à mão livre e interpretativo das ideias sugeridas (formais, estruturais e funcionais) pelo modelo e dos seus detalhes mais significativos; Desenhos de síntese e abstração com eliminação de detalhes, elementos secundários ou insignificantes; Desenho geométrico com instrumento; Esquemas, diagramas e desenhos de renderização e modelagem eletrônica por meio do computador; Morfogramas; Uso do inventário das características.


  Operação   Métodos   Técnicas Específicas
  Criar novas formas experimentais e analógicas em modelos, a partir dos estudos da interpretação por síntese e abstração.   Experimentação em modelagem das formas obtidas anteriormente; Registro fotográfico dos modelos experimentais.   Modelagem em papel, argila, ou outros materiais de fácil manipulação; Fotografia (normal e macro); Representação bidimensional (vários tipos de desenhos); Morfograma; Uso do inventário das características.


  Operação   Métodos   Técnicas Específicas
  Confeccionar o objeto ou um sistema de objetos e elaborar as pranchas de apresentação de todo o processo de análise, do desenvolvimento, da configuração final do objeto, da aplicação ou das possibilidades de aplicação, com um memorial descritivo/justificativo do trabalho.   Confecção do modelo usando técnicas apropriadas; Ilustração simulativa da aplicação; planejamento gráfico das pranchas de apresentação; Elaboração do memorial sucinto, claro, objetivo, ilustrativo e completo.   Todas as técnicas de representação bi e tridimensional adequadas.

 

 

 

 

 





Referencia bibliográfica

HSUAN-AN, Tai. Sementes do Cerrado e do Design Contemporâneo. Goiânia: Editora da UCG, 2002.

HSUAN-AN, Tai. Métodos e Processos em Biônica e Biomimética: a Revolução Tecnológica pela Natureza. São Paulo: Blucher, 2018.

 

[Voltar]

[Avançar]