Design: Projeto de produto II

Você está em » Home :: Biônica aplicada

[Voltar]

[Avançar]

Robótica

Abaixo, listou-se alguns exemplos de inovações concebidas a partir de estudos da biônica aplicada à indústria robótica.

Braço robótico assistente (BionicCobot)

O produto é baseado no braço humano em termos de sua construção anatômica e muscular. Ele pode agarrar objetos com firmeza ou com suavidade. O braço possui três eixos de rotação na área do ombro, um no cotovelo e no antebraço, mais dois eixos no pulso. Cada eixo é controlado por duas câmaras de ar que funcionam como uma mola mecânica, sendo preenchidas ou esvaziadas com ar comprimido conforme operação a ser realizada. Devido a isto, o braço consegue realizar movimentos flexíveis e delicados, sendo ideias para o trabalho em conjunto com os seres humanos.

 

Dedo de agarrar (Adaptive Gripper Fingers)

São dedos flexíveis de poliuretano conectados através de pontes que se adaptam ao contorno de objetos. Os elementos móveis agarraram os objetos por meio do atrito, ao mesmo tempo em que fornecem uma grande área de contato. Os dedos não se dobram mas se curva ao redor do ponto de pressão. Isso permite uma fixação suave e confiável de objetos sensíveis com superfícies irregulares. O produto é resultado de um projeto biônico que imita a natureza, ou seja, a fisiologia das caudas de peixes e é usado na indústria de alimentos para classificar frutas, legumes, etc.

 

Pinça de formato adaptável (FlexShapeGripper)

O princípio de funcionamento da pinça é derivado da língua do camaleão. A fim de capturar a presa, o animal deixa sua língua disparar como um elástico. Pouco antes da ponta da língua atingir o inseto, ela se retrai no meio, enquanto as bordas continuam se movendo para frente. Isto permite que a língua se adapte à forma e tamanho da presa e a agarre com firmeza.

O elemento central da pinça é uma capa de silicone que é modelada por pressão. Ela se envolve em torno do objeto que será agarrado. Pode-se coletar vários tipos de objetos, como parafusos em uma tigela, mediante o controle das válvulas de pressão.

 

Bionic Kangaroo

Robo construído a partir da anatomia de um canguru. Ele utiliza tendões das articulações das patas traseiras para recuperar energia de um pulo e ajudar no próximo e usa a cauda como contrapeso como forma de manter o equilíbrio. Por conta disso, esses animais conseguem atingir uma enorme velocidade e mantê-la por um longo período de tempo. O robo tem um metro de altura e pesa apenas 7 quilos, mas pode pular uma distância de 80 cm horizontais e 40 cm verticais.

 


Projeto(s) relacionado(s)


Projeto replica do robo WALL-E

Réplica do Robo WALL-E com articulações. Utiliza Micro servo motor 9g, Motor DC de 12V, Regulador de Tensão 12V to 5V DC Buck Conversor, Módulo Servo Driver 16 Canais I2C PWM, e placa Arduino Uno R3. O modelo para impressão 3D é disponibilizado em: https://www.thingiverse.com/thing:3703555.

 

 



 

[Voltar]

[Avançar]