Design: Projeto de produto II

Você está em » Home :: Biônica e biomimética

[Voltar]

[Avançar]

Biônica e biomimética

São muitas as definições dadas para estes dois termos. Ambos estão relacionados com o estudo dos organismos vivos afim de encontrar soluções para problemas humanos.

A diferenciação deles se dá na aplicação final e nos recursos utilizados.


Biônica

A biônica (bio = vida e nica = como) é a técnica que aplica os conhecimentos provenientes da Biologia na solução de problemas de engenharia e design. Para tanto, procede-se uma investigação sistemática das soluções orgânicas e estruturais aplicadas pela natureza aos seus elementos, visando colher dados para a solução de problemas técnicos de formas, estruturas ou objetos.

A biônica estuda os organismos vivos e, com recursos tecnológicos, aplica os conceitos naturais a realidade humana.


As próteses são ótimos exemplos. A empresa japonesa Exii lançou uma mão biônica com design e código-fonte disponíveis gratuitamente na internet. Enquanto a prótese mecânica propicia movimentos restritos e comuns, como abrir ou fechar a mão em formato de pinça, a prótese biônica consegue reproduzir uma variedade de movimentos fisiológicos, tais como: segurar uma chave, controlar um mouse ou até mesmo uma furadeira.

 


Biomimética

A biomimética (bio = vida e mimesis = imitação) é uma área da ciência que observa e estuda a natureza com objetivo de compreender e aprender com ela as soluções para os problemas humanos. Os resultados alcançados nas pesquisa propiciam insights quanto a adoção dos mecanismos naturais e das suas estruturas em projetos de engenharia e design de novos produtos.

A biomimética estuda os organismos vivos para aplicar os conceitos naturais em objetos de design.


A área pesquisa o desempenho de ecossistemas e seus organismos naturais na busca de ideias inteligentes e sustentáveis à indústria, a partir da analise de sistemas naturais e da reprodução de seus princípios de solução, buscando contribuições relevantes no processo de desenvolvimento de produto.

Abaixo, Cadeira Cobra Coral de Sérgio Matos.

 

 

[Voltar]

[Avançar]