Design: Projeto de produto II |
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Smart Cities
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Smart Grids |
São redes de energia inteligentes, capazes de levar em conta os comportamentos de todos os usuários conectados a fim de empregar fontes sustentáveis, econômicas e seguras de energia elétrica. As redes inteligentes devem ser autossuficientes e resistente a anomalias do sistema. |
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Iluminação pública |
Iluminação de espaços públicos com lâmpadas de rua que oferecem diferentes funções, tais como o controle da poluição do ar e conectividade Wi-Fi gratuito. Sistemas de gestão centralizada que se comunicam diretamente com os postes de luz pode permitir a redução dos custos de manutenção e operação, análise de informações em tempo real sobre as condições meteorológicas e, consequentemente, regulagem da intensidade da luz , por meio da tecnologia LED. |
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Energia renovável |
Exploração dos recursos naturais que são regenerativos ou inesgotáveis, como calor, água (rios e mares) e energia eólica. |
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Gestão de resíduos |
Coleta de gestão de resíduos, reciclagem e eliminação dos resíduos de forma a evitar os impactos negativos de uma gestão de resíduos incorreta sobre as pessoas e meio ambiente. |
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Gestão da água |
Analisar a gestão da água e gestão da quantidade e qualidade da água ao longo das fases do ciclo hidrológico e , em particular, quando a água é utilizada para fins agrícolas , municipais e industriais. |
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Alimentação e agricultura |
Redes de sensores sem fio para gerenciar as culturas e conhecer as condições em que as plantas estão crescendo . Através da combinação de sensores de umidade , temperatura e luz o risco de geada podem ser reduzidos e doenças de plantas possíveis ou requisitos de rega com base na umidade do solo pode ser detectado. |
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Logística da cidade |
Melhorar fluxos logísticos nas cidades, integrando efetivamente as necessidades do negócio com as condições de tráfego, geográfica e questões ambientais. |
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Informações de mobilidade |
Distribuição e utilização de informações selecionadas e dinâmicas dos diferentes modais, tanto préviagem e, mais importante, durante a viagem, com o objetivo de melhorar o tráfego e a eficiência de transporte assegurando uma experiência de viagem de alta qualidade. |
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Mobilidade de pessoas |
Formas inovadoras e sustentáveis de transporte de pessoas nas cidades, tais como o desenvolvimento de modos de transporte público e veículos com base em combustíveis eco-friendly e sistemas de propulsão, apoiados por tecnologias avançadas e comportamentos dos cidadãos proativos. |
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Gestão de instalação |
Limpeza e gerenciamento de instalações, manutenção, propriedade, locação, tecnologia e modos de operação associados com instalações em áreas urbanas serviços de construção. |
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Serviços |
Vários sistemas existentes num edifício, como redes elétricas, elevadores, segurança contra incêndio, telecomunicações, processamento de dados e sistemas de abastecimento de água. Sistemas baseados em computador para controlar o equipamento elétrico e mecânico de um edifício. |
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Qualidade da edificação |
Aspectos relacionados à qualidade de vida em um edifício residencial, tais como conforto, iluminação e aquecimento, ventilação e ar condicionado. Ele inclui tudo o que corresponde ao nível de satisfação das pessoas que vivem em relação ao imóvel. |
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Entretenimento |
Os modos de fomentar o turismo e a prestação de informações sobre eventos de entretenimento e propostas para o tempo livre e vida noturna. |
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Hospitalidade |
Capacidade de uma cidade para acomodar os estudantes estrangeiros, turistas e outras pessoas não residentes, oferecendo soluções adequadas às suas necessidades. |
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Controle de poluição |
Controlar emissões e efluentes por meio de diferentes tipos de dispositivos. Estimulando as decisões para melhorar a qualidade do ar, da água e no ambiente em geral. |
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Segurança pública |
Proteger os cidadãos e os seus bens através do envolvimento ativo das organizações locais públicos, a polícia e os próprios cidadãos. Coleta e monitoramento de informações para a prevenção do crime. |
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Saúde |
Prevenção, diagnóstico e tratamento da doença suportada pelas TIC. Garantir instalações e serviços eficientes no sistema de saúde |
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Bem estar e inclusão social |
Melhorar a qualidade de vida, estimulando a aprendizagem e a participação social, com especial referência a categorias específicas de cidadãos, como o mais velho e deficientes. |
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Cultura |
Facilitar a difusão de informações sobre as atividades culturais e de motivar as pessoas a se envolver nas atividades e projetos. |
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E‐government |
Digitalização da administração pública através da gestão de documentos e procedimentos, através de ferramentas de TIC, a fim de otimizar o trabalho e oferecer serviços rápidos e novos para os cidadãos. |
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E‐democracia |
Utilizar sistemas inovadores de TIC para apoiar a votação/eleição |
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Aquisição |
Permitir que o setor público melhore os procedimentos de aquisição e gestão de contratos associados, com a finalidade de assegurar o melhor valor monetário (custo-benefício), sem diminuir a qualidade. |
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Transparência |
Facilitar o acesso dos cidadão aos documentos oficiais, bem como a participação nos processos de decisão de um município. Diminuir a possibilidade das autoridades de tirar proveito do sistema para seus próprios interesses ou ocultar informações relevantes. |
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Inovação e empreendedorismo |
Medidas para promover os sistemas de inovação e empreendedorismo no ecossistema urbano (por exemplo, presença de incubadoras locais, novos ambientes de negócios, startups, serviços financeiros, economia criativa). |
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Gestão do patrimônio cultural |
O uso de sistemas de TIC (por exemplo, tecnologias de realidade aumentada) para a entrega de nova experiência do cliente em apreciar o patrimônio cultural da cidade. Uso de sistemas de informação de gestão de ativos para lidar com a manutenção de prédios históricos. |
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Educação digital |
O uso extensivo de ferramentas modernas de TIC (por exemplo, quadros interativos, sistemas de e‐learning) em escolas públicas. |
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Gestão do capital humano |
Políticas para melhorar o investimento em capital humano com a finalidade de atrair e reter novos talentos. |
No Brasil, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou em 2018 uma cartilha para as cidades inteligentes. O documento sintetiza aprendizados do estudo Internet das Coisas: Um Plano de Ação para o Brasil e documentos de outras instituições, e busca oferecer recomendações para gestores públicos interessados em incorporar soluções de IoT.
A cartilha apregoa a aplicação da Internet das Coisas (IoT) para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. O documento considera que a IoT pode trazer inúmeros benefícios aos cidadãos e à gestão pública, seja na área de transporte, segurança, eficiência energética, entre outras. A IoT pode, por exemplo, viabilizar o monitoramento em tempo real dos movimentos na cidade, o que permite fundamentar de maneira mais concreta o desenvolvimento de políticas públicas, com base em maior quantidade de dados. Também aborda projetos de IoT existentes no Brasil.
Saiba mais em: https://www.bndes.gov.br
CARAGLIU, A.; DEL BO, C.; NIJKAMP, P. Smart cities in Europe. 3rd Central European Conference in Regional Science – CERS, 2009.
NEIROTTI, P; DE MARCO, A.; CAGLIANO, A.C.; MANGANO, G.; SCORRANO, F. Current trends in Smart City initiatives: some stylised facts. In: CITIES, vol. 38, pp. 25-36, 2004. ISSN 0264-2751.
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