Design: Projeto de produto II

Você está em » Home :: Etapa 4: Avaliação

[Voltar]

[Avançar]

Etapa 4: Avaliação

Por fim, na etapa de avaliação, devem ser feitas três coisas:

  1. Comparar e avaliar a solução encontrada com o resumo original do projeto.
  2. Comparar e avaliar a solução encontrada com regras de sustentabilidade da natureza (Princípios da Vida).
  3. Refletir a respeito das demais ideias que surgiram ao longo do processo, e elaborar estratégias de como utilizá-las nas próximas “voltas” da espiral.

Um dos aspectos importantes do design espiral é a forma de espiral por si só. Assim como espirais crescem naturalmente orientadas para fora, o mesmo acontece com o processo de design. O processo se inicia no centro da espiral, com voltas menores e mais rápidas, ampliando-se em mais voltas para o lado de fora. Quanto mais voltas no início, próximo ao centro, maior o potencial de opções e oportunidades a serem explorados de maneira mais rápida.

O pensamento de forma divergente e convergente, seguido de reflexão e redirecionamento proporcionado pela sequência dos passos na espiral, repetido em cada uma das voltas, tem potencial para levar, de forma contínua, a designs cada vez mais inovadores e efetivos. Além disso, por ser um processo fluido, ele permite que se foque em qualquer uma das etapas que se deseje, de acordo com o que é mais importante para o designer e o projeto.

 

[Voltar]

[Avançar]