Design: Projeto de produto II

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contexto de uso

O contexto de uso é um conjunto de condições que podem influenciar as maneiras pelas quais um ser humano interage com um sistema produto-serviço. Ou seja, está relacionado a realidade de uso do sistema produto-serviço, considerando-se o usuário, a tarefa e o ambiente físico, social e técnico no qual o produto será utilizado.

O contexto de uso: Quanto ao usuário

Interação Como funciona a interação do usuário com o sistema produto-serviço, seja em um papel direto (operacional) ou em um papel indireto (como um usuário afetado pela interação de outro usuário com o sistema produto-serviço), em um papel de suporte (realização de manutenção ou instalação tarefas, etc.) ou em uma função de monitoramento (supervisionando o trabalho dos usuários do sistema produto-serviço).
Experiência Refere-se às habilidades práticas e ao conhecimento do usuário em relação ao sistema produto-serviço, com distinção entre a experiência com o sistema produto-serviço e experiência com sistema produto-serviço similares.
Educação É o conhecimento que o usuário já possui e que pode contribuir para o entendimento das convenções utilizadas pelo sistema produto-serviço.
Atitude Se refere aos sentimentos ou emoções experimentadas pelo usuário ao operar o sistema produto-serviço.
Características físicas Características físicas descrevem as características de o corpo do usuário que tem um impacto na usabilidade, nomeadamente, características sensoriais, características de fala, e características do motor. Cada característica é descrita em termos de deficiência (limitações funcionais do usuário) e aptidões (desempenho ótimo de funções do usuário). Ao listar essas distinções, a taxonomia reflete situações específicas nas quais a mesma característica física apresenta simultaneamente uma deficiência e uma aptidão.
Características cognitivas Características cognitivas refere-se à mentalidade características do usuário, com distinção também desenhada entre deficiências e aptidões.


O contexto de uso: Quanto a tarefa

Duração e frequência Duração é a quantidade de tempo despendido para a realização da tarefa. A frequência indica o número de ocorrências na realização da tarefa em um determinado intervalo de tempo.
Demanda A demanda possui dois atributos: recursos humanos e recursos materiais. Os recursos humanos se referem as exigências físicas. As demandas de materiais se referem aos insumos para a realização da tarefa.
Ambiente de trabalho Refere-se ao local onde a tarefa deve ser realizada. Abrange a segurança e a saúde dos trabalhadores, protegendo-o contra todas as formas de degradação e/ou poluição geradas no ambiente de trabalho.
Segurança Refere-se aos danos ou risco na realização da tarefa envolvendo o usuário, terceiros, ambiente e o sistema.
Critica Medida de desempenho na realização da tarefa. Divide-se em precisão, robustez e tempo. A precisão refere-se ao nível de precisão exigido na tarefa. Já robustez, a importância da tarefa ser resistente a erros, mesmo em circunstâncias adversas. E tempo, refere-se à velocidade que a tarefa deve ser completada.

 

O contexto de uso: Quanto ao ambiente - físico, social e técnico

Ambiente físico Refere-se as características do ambiente físico que afetam as percepções do usuário (visão, audição, tátil, olfativa e gustativa). Deve-se observar as condições apropriadas para usar o sistema produto-serviço. Também refere-se a localização física dentro do espaço no qual o sistema produto-serviço é utilizado, envolvendo espaço, localização e posicionamento adequado para sua operação.
Ambiente social Refere-se as interações com outras pessoas durante o processo de uso do sistema produto-serviço, se o usuário pode contar com a ajuda de outras pessoas. Também envolve a autonomia do usuário em termos da realização e/ou implementação das tarefas.
Ambiente técnico Refere-se a adequação dos recursos técnicos de hardware e software ao bom funcionamento do sistema produto-serviço.


Referências bibliográficas

MORAES, Ana Maria; Mont’alvão, Claudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. 2ª edição. Editora 2AB. Rio de Janeiro. 2000.

MOSQUEIRA-REY, Eduardo; ALONSO-RÍOS, David; MORET-BONILLO, Vicente. Usability taxonomy and context-of-use taxonomy for usability analysis. In: Systems, Man and Cybernetics, 2009. SMC 2009. IEEE International Conference on. IEEE, 2009. p. 812-817.

 

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