UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins
|
Leitura por rotas: são incursões no romance, mediadas pela
leitura dos pesquisadores e concretizadas no dispositivo hipertextual criado.
As rotas estruturam e tornam visíveis as articulações que se apresentam diluídas
em fragmentos textuais do romance. Para a determinação das rotas, consideramos
a possibilidade de navegação por rotas lexicais e unidades temáticas.
|
|
Imprimir tudo Voltar
Você está em Leitura por rotas » Representação dos oprimidos [T7]
À minha esquerda, na outra fila de poltronas, com um impermeável, um guarda-chuva vermelho do qual escorre água e um livro salpicado de chuva, viaja Cecília.
A luz da tarde, diluída nas nuvens, na chuva, refletida nas poças e nos niquelados do ônibus, torna mais tênue a meus olhos a pele de Cecília. Seu perfil, que os reflexos fazem sempre mutável, projeta-se contra o vidro da janela e brilha como antiga medalha na penumbra. Cecília. Além, na rua - telhados e portões, outros ônibus, luzes, muros, vultos humanos -, tudo flui, impreciso, partes desconexas de um mundo efêmero e recordado, sobre o qual reinasse, alheia à passagem do tempo, sua figura sutil e temperada por uma espécie de audácia. À altura do Palácio Arcebispal, levanta-se, olha-me à sua maneira intensa e rápida, pede parada, o ônibus detém-se, abre-se a porta. Quando, sustendo o varão de metal, vai descer, volta-se outra vez para mim, agora parecendo haver-me reconhecido. Simultaneamente, como se um líquido espesso me cobrisse os olhos ou ainda como se inadvertido eu forçasse um estrabismo, vejo duas Cecílias e uma sobressai da outra, ligeiramente. Cecília fixada por uma objetiva trêmula. Aqui, porém, toda comparação é incorreta: as outras pessoas e o interior do ônibus continuam nítidos; e os dois rostos de Cecília, idênticos, não olham exatamente na mesma direção. O ônibus parte. Distingo, através do vidro, seu vulto junto às grades do Museu do Estado, esbelto e novamente uno, sob o guarda-chuva de cor viva. Desço na parada seguinte e venho à sua procura. Não a encontro.
© Copyright 2012 - UMA REDE NO AR :: Os Fios Invisíveis da Opressão em Avalovara, de Osman Lins. All rights reserved.
Centro Universitário Ritter dos Reis - Rua Orfanatrófio, 555 - Cep: 90840-440 - Porto Alegre/RS - Brasil | Telefone: +55 (51) 3230.3333