UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins
|
Leitura por rotas: são incursões no romance, mediadas pela
leitura dos pesquisadores e concretizadas no dispositivo hipertextual criado.
As rotas estruturam e tornam visíveis as articulações que se apresentam diluídas
em fragmentos textuais do romance. Para a determinação das rotas, consideramos
a possibilidade de navegação por rotas lexicais e unidades temáticas.
|
|
Imprimir tudo Voltar
Você está em Leitura por rotas » Olavo Hayano [O18]
Ele assusta-se com a minha voz acidulada e recua um pouco na cadeira, antes de responder: "Olavo". "De quê?" "Olavo Haiano".
Duas imagens planas, unidas no estereoscópio, adquirem relevo. Vejo Olavo Haiano, com o meu duplo olhar, como ninguém o vê, vejo-o em relevo, o quepe sobre os joelhos, figura num estereoscópio. Abranjo-o na sua forma carnal e no consternador vazio que se esconde na carne perecível. Olavo Haiano? Não, este não é o seu nome. Assim o chamam, assim ele assina, mas o nome cai de sua boca tal um manto que ilusoriamente revestisse um corpo, um manto erguido entre o observador e o homem nu, com um muro de vidro entre o manto e o homem, sendo portanto vedado ao homem chegar a vesti-lo e bastando ao observador sair do seu lugar - um pouco à direita, um pouco à esquerda - para constatar que o homem está despido, que o manto não o veste e nem o pode vestir. "Não é". "Não é o quê?" "Não é Olavo Haiano".
Olavo Haiano, postado em minha mente, tem o ar de um intruso sobrenatural, reunindo em si os sentidos de isca e de advertência. Por trás dele se esconde o meu destino, do mesmo modo que ele próprio se oculta sob a opacidade do seu nome. Há um sim e um não, uma opção entranhada no ar que o envolve.
"E o lólipo? Ele vem. Ele já veio". "Que venha. Veremos quem vence".
© Copyright 2012 - UMA REDE NO AR :: Os Fios Invisíveis da Opressão em Avalovara, de Osman Lins. All rights reserved.
Centro Universitário Ritter dos Reis - Rua Orfanatrófio, 555 - Cep: 90840-440 - Porto Alegre/RS - Brasil | Telefone: +55 (51) 3230.3333