UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins
|
Leitura por rotas: são incursões no romance, mediadas pela
leitura dos pesquisadores e concretizadas no dispositivo hipertextual criado.
As rotas estruturam e tornam visíveis as articulações que se apresentam diluídas
em fragmentos textuais do romance. Para a determinação das rotas, consideramos
a possibilidade de navegação por rotas lexicais e unidades temáticas.
|
|
Imprimir tudo Voltar
Você está em Leitura por rotas » A Cisterna [T6]
À beira da cisterna, de joelhos no cimento limoso, tento ver meu rosto dentro da água. A água, que parece dura, petrificada pela ausência de peixes e de vozes, olha-me baça - o olho de um morto. Reflete apenas linhas imprecisas, a interrogadora mancha da cabeça contra o céu nublado. Cuspo na minha cara, no vago reflexo da minha cara e levanto-me. A água da cisterna e o fartum de percevejos. Na praia dos Milagres, perto, as ondas abandonam - fortes, mesmo na vazante - construções de que só o traçado ainda sobra. A ferrugem e o ar marinho corroem o teto de zinco. Faço o trajeto em aclive entre a cisterna e a casa, sem pressa, alvejando com pedras apanhadas no chão os troncos das mangueiras, todas pegando uns tons de árvores bravas. Salta acaso entre essas árvores, quando entediado ou supérfluo, o gato com cabeça de macaco noturno? Paro a certa distância do chalé, no qual durante anos ecoam as vozes da família e de onde agora não vem som algum. Jogo pedras nas colunas do alpendre e no terraço. Minha mãe aparece, gorda, sustentando um ferro de engomar. Repuxa a boca miúda, de lábios estreitos, no seu gesto costumeiro:
- Sim, senhor! Trinta e dois anos e ainda jogando pedra nas coisas. Agora é assim que se anuncia a chegada? Entra, homem. Vem almoçar? Não apareceu no outro sábado.
© Copyright 2012 - UMA REDE NO AR :: Os Fios Invisíveis da Opressão em Avalovara, de Osman Lins. All rights reserved.
Centro Universitário Ritter dos Reis - Rua Orfanatrófio, 555 - Cep: 90840-440 - Porto Alegre/RS - Brasil | Telefone: +55 (51) 3230.3333