UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins

Leitura por rotas: são incursões no romance, mediadas pela leitura dos pesquisadores e concretizadas no dispositivo hipertextual criado. As rotas estruturam e tornam visíveis as articulações que se apresentam diluídas em fragmentos textuais do romance. Para a determinação das rotas, consideramos a possibilidade de navegação por rotas lexicais e unidades temáticas.

Imprimir tudo    Voltar

Você está em Leitura por rotas » Julius Heckethorn [P9]

Levanta-se uma noite disposto a incendiar o relógio. Não o faz. Volta a deitar-se e durante vários dias tritura essa idéia nos dentes. Todo alimento sabe a vidro e areia. Enfim, desiste. Não por amor à sua obra, mas por compreender de súbito que algo bem diverso de um relógio e a que, até então, mais que Heidi Heckethorn, esteve cego, forma-se com rapidez, de modo inexorável, não poupando ninguém.

Não tem ainda resposta para uma só das perguntas que o fustigam, quando recebe um telegrama do Münster: a mãe de Heidi está agonizando. Viaja com a mulher. Ouve-a, à medida que os vagões verde-escuro percorrem as estações, descrever uma Alemanha de sonho, evocada pelos nomes dos lugares e oposta à verdadeira. Este país de torres e de mirtos, onde navios singram a paisagem, gerado nas trevas de Heidi, comove-o e agrava sua inquietude. Após as exéquias, o viúvo roga que a filha permaneça em sua companhia nessas primeiras semanas. Julius regressa sozinho e sozinho se decide. Desarma o relógio, volta a Münster e sonda o corretor. O que ouve, assombra-o: Hampl está embriagado pelas idéias de Hitler. Sem nada lhe dizer, Julius conversa uma noite inteira com a mulher, convence-a a atravessar a fronteira e, favorecido pela ascendência inglesa, instala em Haia, não longe do Museu Mermanno-Westreenianun, uma oficina para consertos de relógios. Cinco meses depois ouve no rádio que a Austria foi anexada. Então, dirige-se ao relógio e o põe em marcha.

© Copyright 2012 - UMA REDE NO AR :: Os Fios Invisíveis da Opressão em Avalovara, de Osman Lins. All rights reserved.

Centro Universitário Ritter dos Reis - Rua Orfanatrófio, 555 - Cep: 90840-440 - Porto Alegre/RS - Brasil | Telefone: +55 (51) 3230.3333