» eventos importantes

 
busca no ambiente
   criar conta | editar conta | esqueci minha senha definir página inicial   imprimir   contato  
 

Você está em » Home : Computação gráfica : História :: 1960-1970

 

História da computação gráfica - 1960-1970

Menu

   

[imprimir tudo] [envia para um amigo]

4. Entre os anos de 60 e 70
 

No início da década de 60 os computadores possuiam alguns kbytes de memória e não possuiam sistema operacional nem dispositivos gráficos de saída.

  • O computador é um mainframe
  • As pesquisas se focam em: interatividade, caneta óptica, conexão discada, mouse, representação matemática de objetos (splines, curves - Bezier, Coons).
  • O ano de 1963 representará o início da Computação Gráfica tal como é entendida na atualidade.
 
1960
  • DEC PDP-1 - A empresa Digital Equipment Corp. lança o primeiro computador comercial com monitor e teclado (precurssor do microcomputador). Custo $120,000.
    saiba mais em ...
  • John Whitney cria a companhia Motion Graphics Inc
 
 
1961
  • Spacewar (Guerra espacial) - é criado o primeiro videogame desenvolvido por Steve Russell do MIT para um computador PDP-1
  • Edward Zajac produz nos Laboratórios Bell o primeiro filme gerado por computador.
    Filme: A two gyro gravity gradient altitude control system
    (sistema de controle de gradientes de ângulos de giro)
 
 
1962
  • Aparecem os terminais de armazenamento da imagem no ecrã, DVST´s (Direct View Storage Tubes) os quais não requerem qualquer memória adicional.
 
 
1963
  • Douglas Englebart inventa o dispositivo de interação mouse, o qual só passou a ser popular ao ser adotado, pela Apple em 1983 e pela IBM em 1987, duas décadas depois da sua invenção.
  • Ken Knowlton devenvolve a linguagem de programação para animações Beflix (Bell Flicks) nos Laboratórios Bell, que foi utilizada para produzir dezenas de filmes por artistas como: Stan VanDerBeek(Poem Field - 1967), Michael Noll e Lillian Schwartz.
  • Sketchpad
    Ivan Sutherland, concebe e realiza o primeiro sistema de representação interativa, introduzindo os princípios genéricos da Computação Gráfica Interactiva.
    O sistema usava uma caneta óptica e permitia desenhar e editar figuras geométricas desenhadas em um monitor de 9 polegadas.
 
 
1964
  • DAC-1 - General Motors desenvolve o primeiro sistema comercial de CAD (Design Augmented by Computers). O sistema utilizava um computador IBM 7094 e um monitor gráfico IBM's 2250.
  • Monitores - Tektronix, consegue resolver o problema do preço do equipamento com a descoberta de um novo tipo de fósforo o qual, após ser sensibilizado, continuava a emitir energia luminosa durante muito tempo.
 
 
1966
  • MAGI - criada a empresa pioneira na produção computacional de animação e efeitos especiais.
  • Videogame Odissey - lançada no mercado a console caseira de jogos
 
 
1969
 

 

« Voltar

 

 

Número de visitas : 847806

Número de páginas requeridas : 1091230


O que é CG?

História
» Antecedentes
» 1940-1950
» 1950-1960
» 1960-1970
» 1970-1980
» 1980-1990
» 1990 até hoje

Bibliografia


© Copyright 2001/2007 - André Luis Marques da Silveira