Veredas do Grande Sertão: Linguagens, interação e hipertexto

Esta pesquisa, em andamento, tem caráter multidisciplinar que envolve processos de interação entre as áreas de letras, de informática e de design. Três aspectos vêm sendo destacados no desenvolvimento do trabalho: a concepção do hipertexto informatizado como um tipo específico de mediação de leitura do texto literário; a construção do sistema de administração e a criação do projeto de interface.

Na transposição da linguagem escrita, impressa em papel, para a tela do computador algumas modificações são visíveis na formatação dos textos e na relação leitor/suporte. Apesar de muitos hipertextos serem designados de literatura hipertextual, alguns projetos poderiam existir independente do meio digital, ou seja, caracterizam-se por serem apenas uma transposição da obra literária para uma outra mídia. Nesse sentido, esta pesquisa propõe uma forma original de Leitura Mediada em que uma variedade de sistemas hipertextuais disponibilizam recursos de mediação/intervenção sobre a obra literária. Neste caso, também a temporalidade da leitura e a seqüência dos fatos são alteradas pela formação de redes de linguagens verbais e não-verbais conectadas por nós que possibilitam a interatividade. Os nós interconectados por links estabelecem fluxos imprevisíveis que se expandem conforme o hipertexto vai sendo construído ou percorrido pelo leitor que se torna co-autor.

O Sistema de Administração foi concebido para ser uma entrada de dado no ambiente. Um usuário não técnico pode alimentar o sistema com informações e estabelecer hierarquias e relacionamentos. O módulo de visualização dispõe o texto em rede e o implementa pela estrutura de interface que oferece ao leitor opções de navegação, ou movimentos de ir e vir, sem que os tradicionais pontos de início, de fim e de centro tenham relevância ou possibilidade de realização.