Design: Representação e Expressão III

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Ementa e cronograma

Ementa
Apresentação de equipamentos dedicados à representação gráfica digital, na produção de visualizações digitais em 3D e de modelos computacionais para fundamentação da disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Design III. Atividade complementada por desenho à mão livre.

Objetivos
Apresentar os conceitos fundamentais da área de Computação Gráfica de modo a capacitar o estudante a compreender a organização e funcionalidades típicas dos componentes de um sistema gráfico. Capacitar o estudante na implementação de técnicas de Computação Gráfica bi e tridimensional em situações práticas.

Conteúdo programática

1. Photoshop e illustrator

1.1.  Imagens gráficas
1.1.1.   Imagens bitmap e vetoriais
1.1.2.   Canais de cores e profun­didade de pixel
1.1.3.   Resoluções de imagem Bitmap (PPI e DPI)

1.2.  Sistemas de cores
1.2.1.   Síntese aditiva ou Luz (RGB) e síntese subtrativa ou pigmento (CMY)
1.2.2.   Os modos de cores: RGB, CMYK, cor indexada, Tons de cinza, bitmap e multicanal.
1.2.3.   Manipulando canais de cores

1.3.  Montagem e manipulação de imagens
1.3.1.   Criando, abrindo, redefinindo salvando e exportando Imagem
1.3.2.   Trabalhando com as ferramentas do photoshop e illustrator
1.3.3.   Integrando photoshop e Illustrator, montagem e impressão

2. Software 3d Studio Max

2.1. Introdução ao 3D Studio Max
Requerimento de hardware, processador, memória e espaço em disco. A interface de usuário, configurações de viewports, teclas de atalho, menus pull-down, painel de comando, etc.

2.2. Modelagem e gerenciamento de objetos
Primitivas Standard, objetos compostos, extrusão e torneamento de formas, criando objeto loft, etc. Definindo unidades de medição, parâmetros para o grid, configurando e usando o snap, entradas por teclado (teclas de atalho). Selecionando, agrupando, ocultando (hide) e congelando (freeze) objetos. Copias, instâncias e referencias; transformadores; etc.

2.3. Materiais, câmeras e luzes
A interface do editor de materiais, o browser de materiais, materiais Standard, criando um material mapeado. Bitmaps de materiais (as coordenadas de uvw mapping). Trabalhando com câmaras no Max. Iluminando uma cena. Render de uma cena. Parâmetros de rendering (Luz volumétrica, lentes, neblina e background). Ajustando a perspectiva

Procedimentos Metodológicos
Serão utilizados os seguintes procedimentos:

  • aulas teóricas e expositivas;
  • trabalhos individuais no laboratório;
  • exercícios sobre conteúdos apresentados em aula.

Procedimentos e Critérios de Avaliação
A avaliação do aluno, para fins de aprovação na disciplina, será feita considerando o seu desempenho nas atividades práticas desenvolvidas, com atenção à participação em aula e desempenho nas discussões. Leva-se em conta a adequação e qualidade na realização individual das tarefas propostas e o cumprimento dos prazos de entrega. O Conceito de desempenho do aluno será atribuído mediante a apreciação do trabalho apresentado como síntese de cada uma das etapas da disciplina. A avaliação será definida constantemente, desta forma é necessária à presença dos alunos, determinada em um mínimo de 75% das aulas. Os critérios de atribuição de conceitos compreendem: Qualidade plástica, coerência e clareza da proposta, originalidade, apresentação e participação do estudante.

Bibliografia Básica
ALVES, William Pereira. Adobe Illustrator CC 2015: Ferramentas e Técnicas Para Desenho.  Editora: ERICA, 2015.
FAULKNER, Andre; CHAVEZ, Conrad. Adobe Photoshop CC - Guia de Treinamento Oficial. Porto Alegre: Bookman, 2016. 
DERAKHSHANI; Randi L. Autodesck 3DS max 2012 essencial - Série Guia de Treinamento Oficial - Preparação para Certificação Autodesk. Porto Alegre: Editora Grupo A, 2012.

Bibliografia complementar
ANTON, Kelly Kordes; DEJARL, Tina. Adobe InDesign CC Classroom in a Book. EUA: Adobe Press, 2018. ISBN-10: 0-13-485250-8
MONTENEGRO, Gildo. Desenho de projetos. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.
MONTENEGRO, Gildo. Perspectiva dos Profissionais. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.
WOOD, Brian. Adobe Illustrator CC Classroom in a Book. EUA: Adobe Press, 2018. ISBN-10: 0-13-485249-4