UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins

Leitura por rotas: são incursões no romance, mediadas pela leitura dos pesquisadores e concretizadas no dispositivo hipertextual criado. As rotas estruturam e tornam visíveis as articulações que se apresentam diluídas em fragmentos textuais do romance. Para a determinação das rotas, consideramos a possibilidade de navegação por rotas lexicais e unidades temáticas.

Imprimir tudo    Voltar

Você está em Leitura por rotas » O trabalho dos operários [T14]

Um velho, sem camisa, exposto a chuva morna de novembro, pesca de tarrafa, aproveitando a elevação das águas no canal.

Cada vez mais raras, com a chuva, as pessoas que transitarn nos baldios. O pescador, de pé sobre o muro, atira a rede nas águas. Busca peixes mortos?

Alguém, manejando uma lanterna elétrica, traça um caminho sinuoso nas trevas, do outro lado do canal. Cecília, os olhos fixos nessa direção e parecendo crer que o portador da lanterna traz consigo outro objeto, sem nome, a ela destinado, um objeto terrível, sentença lavrada ou arma, põe-se a falar.

Continua falando. Vai emprestar-me alguns estudos que leu sobre a realidade nordestina. As frases enovelam-se, partem-se e de súbito, obedecendo a um nexo sinuoso, afirma: “Com o trabalho que eu tenho, vendo de perto tanto sofrimento, dói nos dentes dizer: Sou feliz. Mas é o que eu sou.” Acrescenta não se poder, além de certa medida, ter e ao mesmo tempo saber: tenho e quanto. Não se sabe. Inviável. (O portador da lanterna sobre a ponte, indeciso a uns cem passos de nós e do silencioso pescador.) Soubéssemos?

O homem da lanterna, agora acompanhado, havendo atravessado a ponte, explora o lado do canal onde nos encontramos. Ambos de guarda-chuva, saltando cautelosos sobre as poças. O pescador volta a jogar a tarrafa. Colhe-a. Se a morte, no fundo, segurasse a rede, cairia na cilada esse velho paciente, mergulhando e enredando-se nos fios?

© Copyright 2012 - UMA REDE NO AR :: Os Fios Invisíveis da Opressão em Avalovara, de Osman Lins. All rights reserved.

Centro Universitário Ritter dos Reis - Rua Orfanatrófio, 555 - Cep: 90840-440 - Porto Alegre/RS - Brasil | Telefone: +55 (51) 3230.3333