UMA REDE NO AR - Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins

Leitura por rotas: são incursões no romance, mediadas pela leitura dos pesquisadores e concretizadas no dispositivo hipertextual criado. As rotas estruturam e tornam visíveis as articulações que se apresentam diluídas em fragmentos textuais do romance. Para a determinação das rotas, consideramos a possibilidade de navegação por rotas lexicais e unidades temáticas.

Imprimir tudo    Voltar

Você está em Leitura por rotas » Textos e Autores [A13]

O chefe da família está de cama há quase sete anos. Suponho-o de baixa estatura, embora sempre o veja deitado. Como não ouve bem, exige que me sente junto ao leito. Chama-me, ninguém sabe por que, talvez por causa da barba cor de ferrugem, Liév Nikoláievitch Míchkin, fitando-me com seus olhos ligeiramente estrábicos. Quando está melhor, como neste fim de tarde, seu assunto são os grandes prosadores russos. Então emociona-se e passa as mãos na calva, com insistência. Imita, segundo creio, o linguajar dos heróis dostoievskianos: "Como está o senhor? Hein? Sente-se bem? Parece que está pálido. Acha que cheguei ao fim? Tome alguma bebida. Faz bem com este frio. (Apesar da calefação, sempre acha que faz frio. Talvez se imagine em São Petersburgo.) Vejo-me hoje com uma disposição espantosa. Não, nada do que eu disse é verdade. Tudo passa e logo serei julgado pelos meus crimes. O senhor, Liév Nikoláievitch Míchkin, não sabe que coisa é a velhice. Procuremos entender-nos. Que significa tudo isto?"

"Que insensato, meu Deus! Quando melhora, em vez de descansar, fica dizendo tolices. Cala a boca, pobre louco." E dirigindo-se a mim: "Não sei como o senhor suporta tudo isto."

Liév Nikoláievitch Míchkin, você é um inútil. O mundo explode. Pássaros vermelhos nas janelas, sobre o abajur, sobre as mãos de Suzanne e os ombros de Julie. São Petersburgo.

Um pássaro escuro, de bico recurvo, entra várias vezes no quarto, pousa na mesa e fitame, olhos de rapinante, as asas meio abertas. Desaparece em seguida.

© Copyright 2012 - UMA REDE NO AR :: Os Fios Invisíveis da Opressão em Avalovara, de Osman Lins. All rights reserved.

Centro Universitário Ritter dos Reis - Rua Orfanatrófio, 555 - Cep: 90840-440 - Porto Alegre/RS - Brasil | Telefone: +55 (51) 3230.3333